Oi pessoal, como vocês estão? Por aqui a correria tá grande, mas mesmo assim arranjei um tempinho para conversar com vocês sobre um assunto necessário. Quero aproveitar que estamos em plena campanha do Setembro Amarelo para falar um pouco sobre ansiedade, um problema que eu tenho encarado e gostaria de compartilhar com vocês.
Primeiro quero começar falando que a ansiedade é natural do ser humano, todo mundo em algum momento vai se sentir ansioso, mas temos que ficar de olho quando esse problema começa afetar o nosso dia a dia. É nessa hora que temos que buscar ajuda profissional!
Vocês já sabem que estou no final da faculdade, e a produção do meu TCC, misturado com outras atribuições começaram a afetar o meu comportamento. Comecei a sentir o coração acelerado, ficava com respiração ofegante, e esses sintomas forma aumentando a frequência.
Foi aí que acendeu um alerta e eu comecei a procurar ajuda, desde então comecei a controlar minha ansiedade ao incorporar alguns hábitos e começando a identificar alguns gatilhos. Para ajudar quem também esteja passando por esse momento de maior tensão, separei algumas dicas que têm me ajudado.
1 º – Saiba controlar sua respiração – quando você sentir que sua respiração está em um ritmo mais acelerado, procure reduzir a intensidade da respiração, puxando-a para o abdômen e tirando aquela pressão de ar do peito. Inspire e respire profundamente, para conectar-se consigo mesmo e não se deixar levar pelo estado ansioso;
2º – Espante os pensamentos negativos – quando estamos ansiosos começamos a ter pensamentos negativos e em grande quantidade, mas não se deixe levar por eles. Lembre que são só suposições superestimadas do nosso próprio medo. Desconfie deles e tente pensar de forma mais racional;
3º – Seja gentil com você – não se cobre tanto, cada um de nós possui um tempo próprio de desenvolvimento, precisamos relaxar de vez em quando, aceitar quem somos e onde estamos e entendermos que aquela situação vai passar;
4º – Exercício físico e alimentação moderada – essa dica pode parecer clichê, mas dá muito resultado. Comecei a cuidar do corpo e minha mente foi melhorando junto. Já é comprovado que os exercícios ajudam no controle da ansiedade, pois auxiliam na liberação da tensão acumulada, proporcionando mais relaxamento e ritmos cardíacos mais brandos na hora do repouso.
É isso gente, espero que as dicas sejam proveitosas para vocês, mas para finalizar, não posso deixar de fora da minha lista de dicas o CAPS da Faculdade São Luís, lá as pessoas podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais. Anota aí o e-mail no caso de você precisar cap@fslf.edu.br.