MENU
Menu Principal

Dicas de como evitar vícios de linguagem na hora de produzir um texto 


às 10h31
As provas do Vestibular de Bolsas 2023 serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro e sua aplicação será on-line, em link a ser disponibilizado (Adobe Stock)
As provas do Vestibular de Bolsas 2023 serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro e sua aplicação será on-line, em link a ser disponibilizado (Adobe Stock)
Compartilhe:

Você sabe o que é um vício de linguagem e como ele pode atrapalhar na hora da escrita de um trabalho acadêmico ou redação? Um vício de linguagem é uma expressão que se opõe à gramática normativa, um pequeno errinho, que cometemos quando falamos o português.

Isso não seria um problema, o perigo é quando usamos o nosso ‘jeito’ de falar na hora da escrita. E isso pode acontecer devido à falta de atenção, ao descuido e ao desconhecimento sobre as regras gramaticais. Eles podem prejudicar a comunicação e sua imagem pessoal e profissional.

Por isso, identificar seus vícios de linguagem e não usá-los na hora de escrever algum trabalho ou texto formal é essencial. Agora chegou a hora de entender como combatê-los com algumas dicas:

1 – Identifique quais são os seus vícios de linguagem: para evitar é preciso reconhecer, esse é o primeiro passo. E caso não consiga fazer isso sozinho, peça ajuda dos amigos ou professores.

2 – Tenha um esboço do que quer falar ou escrever: antes de falar em público ou escrever uma redação, procure fazer um esboço.

3 – Pesquise: estude a norma e tire suas dúvidas sobre regência, semântica, grafia, etc.

4 – Revise: relendo o que você escreveu e tendo na cabeça o cuidado de prestar atenção nos vícios de linguagem, você vai conseguir entregar algo sem esse errinhos.

5 – Se escute: prestar atenção em como o texto soa também é uma boa forma de revisar e perceber se existe algo fora do normal. Alguns dos vícios falam sobre a sonoridade de uma frase, então sempre tente ler em voz alta antes de finalizar um texto.  

Compartilhe: