MENU
Menu Principal

Dieta Cetogênica: saiba o que é e os cuidados que se deve ter 


às 17h30
Compartilhe:

Muita gente vive em busca do corpo perfeito e atrás das dietas que vão surgindo, mas é preciso ter cuidado! Nesse texto vamos falar sobre a dieta cetogênica, que não deve ser seguida com a orientação de um profissional, pois suas restrições podem ocasionar riscos para a saúde.

Sobre a origem dessa dieta, conversamos com a nutricionista Julia Franco, professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França. “A origem dessa dieta tem como objetivo promover a cetose do organismo a partir da redução da ingestão do macronutriente carboidrato e aumento no consumo dos lipídios. Assim, há uma mudança no metabolismo energético, o que promove melhorias no desenvolvimento cognitivo”, explicou.

De acordo com a nutricionista, esta dieta está indicada amplamente para o tratamento da epilepsia, em que o controle das convulsões ocorrem por meio de uma mudança no metabolismo do corpo e que a simples ausência de alimentos ou escassez de carboidratos no corpo força o corpo a queimar gordura formadora de ácido.

“A dieta cetogênica apresenta benefícios e características neuroprotetoras. Atualmente, os estudiosos tendem a aplicar esta mesma dieta para condições como a obesidade e tratamento de outras doenças proliferativas como o câncer”, ressaltou.

O cardápio da dieta cetogênica envolve os alimentos ricos em gorduras, sejam elas saturadas ou insaturadas, como as oleaginosas (castanhas, amendoins, nozes), óleos e azeites vegetais, queijos, abacate, manteiga, creme de leite, iogurte, coco, avelã, entre outro.

Reeducação X Dieta Cetogênica

Essa dieta oferece alguns riscos ligados à saúde caso seja praticada por um longo período, como por exemplo, aumento no nível do colesterol, diminuição de vitaminas e minerais no organismo, desidratação e até distúrbios alimentares.

Por isso, a melhor opção é sempre focar na saúde física e mental. E sempre ser acompanhado por profissionais qualificados que possam adequar a melhor dieta ao seu objetivo. 

Compartilhe: