V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Diminua o estresse e cuide da saúde do seu coração


às 15h27
African woman sit on couch near laptop take break reduce stress do yoga meditation exercise to calm down self control get rid of negative emotions, bad e-mail, difficult task, problems at work concept
African woman sit on couch near laptop take break reduce stress do yoga meditation exercise to calm down self control get rid of negative emotions, bad e-mail, difficult task, problems at work concept
Compartilhe:

É preciso desacelerar. Não importa a idade, o certo é que devemos dar mais atenção para o nosso corpo e mente, pois a vida corrida e o alto índice de estresse, são fatores que tem aumentado o número de pessoas com doenças cardíacas e a incidência de infartos, cerca de 15% dos infartos são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte.

Quando estamos estressados, nosso cérebro interpreta uma situação de risco ou perigo e libera diversos hormônios e substâncias químicas. Em situações de estresse repentino, a defesa do nosso organismo libera os chamados hormônios do estresse, a adrenalina e a noradrenalina, causando a redução do calibre dos vasos sanguíneos, espasmos das artérias coronárias, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O problema surge quando o estímulo se torna permanente e passa do limite do aceitável, gerando danos às atividades do dia a dia, já que o estresse eleva a produção de glóbulos brancos, células do sistema de defesa que, em excesso, prejudicam a circulação do sangue nas artérias.

Hora da prevenção!

Com ações simples e algumas mudanças de hábitos no seu dia a dia é possível diminuir os níveis de estresse e por consequência cuidar da saúde do seu coração.

– Inclua atividades físicas no seu dia a dia – com pelo menos 30 minutinhos é possível diminuir a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar. 

– Descanse – sabemos que a vida é corrida, mas com organização é possível não comprometer as horas de descanso.

– Se alimente bem – muitas vezes devido ao tempo corrido acabamos optando por comidas rápidas, que não são saudáveis. Mas procure balancear e incluir sempre alguma opção natural na sua alimentação. Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse.

-Aprenda a administrar o seu tempo – essa é uma ação que ajuda muito. Definir o tempo dedicado para as tarefas do dia a dia, trabalho, estudos e, é claro, para o descanso e lazer.

Compartilhe: