MENU
Menu Principal

Dores cronicas: saiba a importância do fisioterapeuta no tratamento 


às 16h03
Compartilhe:

Certamente você já ouviu falar sobre dores crônicas e como elas podem dificultar o dia a dia dos pacientes acometidos. Estima-se que um terço da população sofra com sua manifestação, que é debilitante. O tratamento para essas pessoas é difícil e geralmente é necessário uma abordagem multidisciplinar para uma boa evolução do quadro, por isso, o profissional de fisioterapia ganha um papel importante nesse processo de recuperação.

As dores cronicas têm três causas mais comuns e que norteiam os tratamentos, são elas: as causas mecânicas, as causas inflamatórias e as causas psicossomáticas. As dores inflamatórias geralmente requerem farmacoterapia, já as de origem mecânica frequentemente demandam correção fisioterápica. Esse é um tratamento contínuo, que envolve exercícios específicos e cientificamente estudados.

O objetivo do tratamento é o fortalecimento de um grupo muscular ou a adequação postural. Uma vez cessada a pressão anormal sobre ossos e tecidos moles, o desconforto tende a reduzir e ser controlado.

O fisioterapeuta vai atuar em conjunto com o médico para determinar se outros tipos de tratamentos não-cirúrgicos (ultrassom, calor, diatermia, estimulação elétrica transcutânea [TENS], estimulação elétrica ou manipulação espinhal) são ideais. 

Compartilhe: