Olhando à primeira vista pode parecer que empreendedorismo e cooperativismo não consigam caminhar juntos, mas não é bem assim. É possível empreender de forma cooperativista, deixando de lado pensamentos individualistas das empresas tradicionais. Essa é uma tendência forte entre os jovens e ganha força entre aqueles egressos de faculdades.
Pode parecer algo complicado, mas ter uma empresa cooperativa pode trazer muitos benefícios, já que os empreendedores cooperativos buscam vantagens para todo o grupo, que não precisam ser necessariamente de financeiras.
Por exemplo, no cooperativismo a relação entre chefe e empregado é horizontal, possibilitando que todos participem das tomadas de decisões, de certa forma, empoderando seus associados e facilitando a comunicação. Enquanto o empreendedor capitalista age de acordo com o mercado, os empreendedores cooperativos seguem os próprios princípios cooperativistas.
Outro ponto positivo é que nesse tipo de espaço todos crescem juntos, diminuindo as chances de erros e aumentando o engajamento. Para muitos estudiosos do tema, juntar empreendedorismo e cooperativismo é expandir a empresa, antes mesmo dela existir.
Em tempos de crise, empreender de forma cooperativa pode ser a oportunidade para dar inícios ao seu negócio ou o desenvolvimento do seu produto.