Enfermagem: possibilidades de atuação na área

A enfermagem está entre as profissões mais procuradas quando o assunto é escolher um curso no ensino superior. Isso se deve, porque apesar do número de profissionais no mercado, a demanda por enfermeiros é grande, realidade ainda mais acentuada após a pandemia.

O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde, pois ele está apto para o atendimento de pacientes graves, é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares, além disso, pode atuar também na gestão hospitalar. O trabalho do profissional é tão amplo, que segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem mais de 140 especialidades registradas.

As possibilidades de atuação para o profissional formado em enfermagem são muitas, vamos mostrar aqui algumas delas:

1 – Home care – essa é uma tendência no mercado, onde o atendimento para realizar procedimentos básicos ou acompanhar tratamentos é na casa do paciente.

2 – Enfermagem de resgate – nesse caso o profissional atua diretamente com equipes de salvamento em situações de emergência. É ele que presta os primeiros socorros para pacientes que sofreram algum acidente ou calamidade. Um trabalho que exige equilíbrio emocional.

3 – Docência – se você tem o dom de ensinar a sala de aula é um caminho. Será possível trabalhar na formação de novos profissionais da área, em cursos técnicos ou universidades.

4 – Enfermagem Dermatológica – o enfermeiro especializado em Enfermagem Dermatológica lida com o tratamento de feridas, queimaduras e podiatria. Nessa área o profissional está apto para fazer curativos, aplicar medicações e fazer diagnósticos preventivos de problemas e doenças de pele.

5 – Área administrativa – existe o cargo de enfermeiro-chefe, profissional responsável por coordenar e supervisionar as equipes, fazer a gestão do estoque de medicamentos e materiais, e garantir que os procedimentos sejam devidamente seguidos pelos profissionais. Para atuar nessa área é preciso ter conhecimentos sobre as rotinas ligadas à área de administração, como estoque, gestão e liderança.