A Língua Brasileira de Sinais existe há muito tempo, mas só foi reconhecida a partir do ano de 2002, com o surgimento da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626, 22 de dezembro de 2005. Libras começou a ser considerada como um meio legal de comunicação e expressão a partir da lei nº 10.436. E o decreto nº 5.626 regulamenta a lei, validando o direito do surdo.
A língua de sinais é uma ferramenta muito importante, pois além de ser um diferencial no currículo, é possível fazer a diferença na vida de alguém, seja no atendimento em uma loja, farmácia, hospital, ou no RH da empresa. Ter essa qualificação traz inúmeras vantagens, sendo algumas delas:
Proporciona oportunidades pessoais e profissionais
Ser capaz de se comunicar com surdos é um grande diferencial que acaba abrindo muitas portas. Ainda existem poucos estudantes com conhecimento/qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado, portanto ter essa qualificação já te coloca na frente de muitos
Adquire mais agilidade no seu raciocínio
Você aprenderá a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez. Aprender uma língua como a Libras acrescenta conhecimento específico. Além de que, pode ajudar nos seus demais aprendizados, justamente por estimular o raciocínio.
Se destaca no mercado de trabalho
O domínio de Libras é um grande destaque em seu currículo. Além do enriquecimento cultural, você pode se destacar caso haja na empresa em que irá atuar como estagiário algum deficiente auditivo.
Ajuda no desenvolvimento da carreira
Uma capacitação ou pós-graduação na área de Libras, além de tudo, forma profissionais com atribuições intelectuais e que podem vencer barreiras de comunicação.
Contribui na eliminação das barreiras de comunicação
Contribuir no processo de eliminação das barreiras de comunicação entre as pessoas é um papel de grande importância. Aprender a Língua Brasileira de Sinais permite um melhor conhecimento da comunidade surda. Também faz com que seja desenvolvida mais empatia em todas situações.