MENU
Menu Principal

Entenda o que são Gaps de desenvolvimento e saiba como identificá-los


às 14h16
Compartilhe:

Você sabe o que é um ‘Gap’?Certamente você já escutou essa palavrinha estrangeira em algum momento na sua vida acadêmica ou profissional. A tradução dela significa lacuna, e quando aplicada ao desenvolvimento ou competências, o ‘Gap’ vai falar sobre as habilidades que você já tem e as que ainda precisa desenvolver para novas tarefas, funções e desafios profissionais. 

Você pode até intuir que falta alguma coisa, ou às vezes, isso fica claro quando você deixa de conseguir algumas oportunidades. Saber identificar essas lacunas é importante para melhorar seu desempenho profissional. Mas como fazer isso? É possível identificá-los sozinho? A resposta é sim, e vamos dar algumas dicas:

– Saiba claramente os seus objetivos – antes de avaliar seus Gaps, pense a respeito dos seus objetivos profissionais e o que precisa para alcançá-los. Seja sincero com você e avalie as competências que domina e o que precisa melhorar para alcançar seu objetivo. Há algumas coisas que podemos aprender com a prática,outras exigem um preparo anterior da nossa parte. Faça uma lista com essas competências que você identificou e escolha uma ou duas para se focar em um primeiro momento. mais do que isso pode te sobrecarregar e te desmotivar;

– Anote suas experiências diárias – tenha um diário e crie o hábito de escrever diariamente, pontue aquilo que sentiu dificuldade em realizar e as tarefas que executou com mais facilidade. Não precisa sem nada muito detalhado, mas dessa forma fica mais fácil de visualizar o que precisa de mais atenção;

– Peça feedback – essa é uma ótima forma de ter acesso a outros pontos de vista sobre sua atuação como profissional. Os feedbacks podem ser transformados em pontos objetivos a atacar.

Compartilhe: