Escolha sua Carreira: direito

É uma das graduações mais tradicionais e procuradas no país, isso se deve ao nível de empregabilidade e aos números de concursos públicos voltados para área. Inúmeras são as possibilidades para o profissional que requer muita dedicação e horas de estudos, principalmente para os que almejam seguir com a carreira pública.

O curso

A graduação em Direito possui disciplinas que ajudam o profissional a atender as necessidades do mercado.

Entre as matérias, o futuro advogado estudará sobre Direito Tributário, Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Penal, Direito Internacional, além de outras, como Português Instrumental e matérias relacionadas à produção do documento final do curso, o TCC. Estudar Direito na Faculdade São Luís de França vai muito além da parte teórica. No estágio obrigatório o estudante começa a se inserir na prática da profissão, adquirindo experiência muito antes de concluir a graduação.

Atuação

O bacharel em Direito pode atuar na área acadêmica, ministrando aulas de diferentes disciplinas para o ensino superior, além de poder exercer funções públicas como correspondente jurídico, jurista, consultor legislativo, diplomata, escrivão militar, oficial de justiça, oficial da polícia militar e entre muitas outras.

Para atuar na área de advocacia é obrigatório ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.

Mercado de trabalho

Ao contrário do que muitos imaginam, as áreas do Direito vão muito além da advocacia. São muitas as opções de atuação que chamam a atenção de quem pretende fazer o curso ou já está estudando, conheça algumas delas.

– Procurador

O profissional é responsável por defender os interesses do município, do Estado ou da União. Ele participa de ações judiciais relacionadas às competências de uma prefeitura, governo estadual ou governo federal.

– Promotor de Justiça

É um membro do Ministério Público Estadual e tem como atribuição proteger os interesses da sociedade. Ele é responsável pela investigação de diversos crimes, como desvio de recursos públicos. Também atua para que os Direitos Humanos sejam plenamente exercidos pelos cidadãos.

Defensor público

Há defensorias públicas dos estados e da União. Nelas, o profissional tem como missão defender os que não apresentam condições financeiras de pagar por um advogado. O salário inicial de um defensor público pode ser maior que R $25 mil.

– Juiz

É uma das carreiras no Direito mais cobiçadas. O juiz pode atuar em nível estadual e federal e deve fazer a análise e o julgamento de processos que envolvem cidadãos, organizações e agentes públicos.

-Desembargador

Ao contrário de outras funções no Judiciário, os desembargadores não entram por concurso público. Eles são escolhidos pelo governador ou presidente da República após o recebimento de uma lista de nomes formulada pela OAB ou pelo Ministério Público.

-Delegado da Polícia Federal

Essa é uma das carreiras no Direito com mais projeção nos últimos anos por causa da Operação Lava Jato. O cargo tem como atribuições a investigação e a efetivação de medidas de segurança, além do planejamento e execução de atividades sigilosas.