Filmes sobre carreiras para você se inspirar
O cinema é sem dúvida uma ótima ferramenta que serve para nos inspirar nos mais diversos segmentos. E na carreira não é diferente, a arte tem um poder impactante desde escolhas profissionais até mudanças de cargo, oportunidades e desafios.
O cinema possibilita enxergar uma fantasia alcançável, fazendo com que seja possível refletir diferentes formas. Pensando nisso, trouxemos alguns filmes que vão te inspirar a construir uma carreira. Confira:
1- Um Senhor Estagiário (2015)
O filme traz Ben, um senhor de setenta anos, que consegue um estágio em uma startup de moda, para trabalhar com a fundadora, Jules. Além de mostrar como não há idade para começar uma carreira, o filme traz diversas lições sobre o mundo profissional. Entre elas, reforça o fato de que não é possível fazer tudo. Saber delegar e se apoiar em seu time é tão importante quanto ser eficiente e uma habilidade indispensável para os líderes.
2- Julie & Julia (2009)
Traz a história de uma mudança drástica de carreira. Julie, uma funcionária de call center, infeliz em sua profissão, encontra felicidade e conforto ao cozinhar depois do trabalho.
Aos 30 anos e bastante frustrada com sua vida profissional, ela decide passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child. Para acompanhar seu progresso, ela cria um blog onde relata sua trajetória.
3- Jiro Dreams of Sushi (2011)
Ter um foco de carreira dá certas vantagens, e uma delas é o fato de que você pode direcionar seus esforços para um desenvolvimento mais acelerado e aplicado. É o caso de Jiro Ono, cuja história é retratada no documentário Jiro Dreams of Sushi.
Com um objetivo claro, ele direcionou suas ações e, não só abriu seu próprio restaurante, mas fez ele ser um sucesso. De público e de crítica: o Sukiyabashi Jiro possui três estrelas Michelin, guia que condecora os melhores estabelecimentos.
4- À Procura da Felicidade (2006)
É baseado em uma história real. Nele, Chris Gardner, um vendedor, se encontra em apuros depois de uma série de dificuldades. Uma delas, o fato de que há baixíssima procura pelo produto que ele vende, um “escaneador de ossos”, que é um pouco melhor do que as máquinas de raio-x, mas muito mais caro.
Com uma série de problemas financeiros e responsabilidades crescentes, Gardner decide se dedicar a uma carreira nova. Enquanto ele busca se desenvolver e aprender tudo o que precisa sobre a nova profissão, as dificuldades continuam a aumentar.
Mesmo assim, o vendedor não desiste de trabalhar duro na transição, e acaba vendo frutos do seu trabalho duro. Um exemplo claro da importância de se ter resiliência mesmo quando as circunstâncias são totalmente desfavoráveis.
5- Uma Manhã Gloriosa (2010)
Becky Fuller, uma produtora de televisão é contratada para tentar salvar a audiência de um programa matutino. Para complicar, ela está rodeada de pessoas que fazem a sua missão se tornar mais difícil. Aliás, desde o início, a produtora não recebe muito apoio e motivação externos.
Depois de ser demitida de seu antigo emprego, no início do filme, sua mãe joga um balde de água fria sobre seus sonhos e desestimula totalmente a personagem A esse e aos outros momentos de desencorajamento, ela responde com resiliência e tenacidade.