Muita gente não sabe, mas o fisioterapeuta tem um papel importante no pré e no pós-operatório das cirurgias plásticas. Sendo a fisioterapia uma poderosa ferramenta tanto na preparação do paciente antes de ser submetido ao procedimento, como para reduzir os desconfortos pós-cirúrgicos e acelerar sua recuperação. Hoje, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas trabalham lado a lado para o benefício do paciente.
De acordo com a fisioterapeuta e professora da Faculdade São Luís de França, Graziele Pereira de Amorim, o profissional atua no pré-operatório orientando o paciente sobre cuidados e limitações que se instalarão após o procedimento, preparando a pele para a cirurgia, melhorando o aporte sanguíneo e nutricional.
“A presença do fisioterapeuta na equipe é indispensável, o fisioterapeuta tem a função de conduzir o pós operatório e a cicatrização tecidual garantindo o alcance de um bom resultado estético”, destacou.
Ainda segundo a profissional, existe um leque muito grande de possibilidades para o uso de técnicas fisioterapêuticas no pós operatório como drenagem linfática, tapping, mobilização tecidual, exercícios respiratórios, cinesioterapia.
A fisioterapeuta também ressalta que essa é uma área de atuação que vem aumentando a demanda “Principalmente na pandemia houve um aumento muito grande na realização das cirurgias plásticas e consequentemente um aumento na demanda do fisioterapeuta atuando no pós-operatório”, explicou.
Geralmente esses pacientes são atendidos por fisioterapeuta especialista em fisioterapia dermatofuncional, porém todo fisioterapeuta tem uma formação generalista, então caso o profissional não seja especialista é importante a realização de cursos de atualização e aprimoramento na área também são muito importantes