FSLF está com inscrições abertas para II Semana de Psicologia

A Faculdade São Luís de França vai realizar entre os dias 27 a 30 de setembro a II Semana de Psicologia, que terá como tema ‘Clínica e pesquisa em Psicologia: teorias e práticas para a formação profissional em tempo pós-modernos’. O evento é gratuito e voltado para o público interno e externo da instituição. Durante os quatro dias a programação vai contar com oficinas e palestras.

A coordenadora do curso de Psicologia da FSLF, Marcela Teti, explicou que foram pensados temas pertinentes para a formação qualificada da primeira turma de graduação em psicologia, que se forma no final de 2023. “Assim, traremos as perspectivas de estágio clínico e de pesquisa em psicologia na atualidade e que oferecemos na São Luís. O público externo também vai se beneficiar, pois iremos apresentar o que existe de inovador e potente no mercado hoje”, afirmou.

Ainda segundo Marcela, é preciso sinalizar aos alunos e às pessoas em geral que ir ao psicólogo é uma forma de autocuidado. “Você não precisa esperar o pior para pedir ajuda. Se algo não o faz se sentir bem, é hora de conversar com alguém especializado que entende teoricamente e na prática como resolver problemas”, acrescentou.

Para a coordenação da Semana de Psicologia, o evento é uma oportunidade de enfatizar o conhecimento científico da psicologia, de trazer mais de 100 anos de reflexão sobre a condição humana e sua subjetividade.

Para fazer a inscrição o interessado deve acessar o site https://portal.fslf.edu.br/ , no menu Magister.

Programação:

TERÇA-FEIRA, 27.09

Abertura: Marcela Teti

18h30: Mesa de Abertura Institucional

Mediadora: Marcela Teti

19h: Conferência de Abertura: Racismo e contemporaneidade: A violência policial e os efeitos da subjetividade.

Convidada: Khalil da Costa Silva

QUARTA-FEIRA, 28.09

16h às 18h – Minicursos 1, 2

Jameson T. F. Silva – Uma introdução à psicologia da linguagem de Lev Vigotski

Andressa Pontes – Sociodrama público: que Brasil queremos para depois de 2022?

Abertura: Matheus Macena.

II – 18h30: Palestra: Manejo clínico usando a hipnose como ferramenta

Palestrante: Tiago Araújo

III – 20h30: Mesa Redonda 01 – Psicologia e política: Atuações clínicas e seus atravessamentos históricos e sociais.

• Andressa Pontes – Atuação clínica com base na abordagem do Psicodrama
  • Jameson T. F. Silva – Vigotski, Sartre, Deleuze: por uma clínica materialista.
  • Renata Vieira-   A clínica  com a pessoa idosa e a escuta psicanalítica

QUINTA-FEIRA, 29/09

16h às 18h – Minicursos 3, 4

Marcela Teti – Cuidados com a Depressão à luz da Psicoterapia Positiva.

Keziah Costa- Reflexões acerca das relações raciais e as Políticas Públicas de Educação Infantil

Abertura: Jameson Silva/Glessiane Almeida.

18h30: Palestra: Psicoterapeuta infantil para crianças com necessidades especializadas

Convidada externa: Thallita Torres.

20h20: Mesa Redonda 02 – Pesquisa em Psicologia: Percurso para suspensão de verdades e criação de novas formas de existência

• Andressa Pontes – Relações ético-políticas na contemporaneidade.
  • Renata Vieira –  As Velhas nas Políticas Públicas de Assistência Social: noções sobre estabelecimento e fortalecimento de vínculos.
  • Matheus Macena – “Eu sou porque nós somos”: os vínculos socioafetivos e a importância dos grupos na produção de significados de jovens LGBTs

SEXTA-FEIRA, 30/09

16h – Minicursos 5, 6

Renata Vieira –   Práticas interventivas voltadas para pessoas idosas.

Matheus Macena – Análise teórica de filmes e séries a partir da Psicologia

18h30: Mesa Redonda 03 – Psicologia nas Instituições: Como atuar, como problematizar e como inovar?

• Keziah da Costa – Estágio em Psicologia Escolar.
  • Matheus Macena – Compreendendo a Psicologia da Educação
  • Glessiane Almeida – Estágio em Psicologia Organizacional.

20h30: Mesa Redonda 04 – Pesquisa em Psicologia: Tem certeza de que isso é Psicologia?

• Jameson Silva – A pesquisa em História da Psicologia e Filosofia da Psicologia
  • Keziah Costa- Relações raciais, corpo e sofrimento psíquico.
  • Marcela Teti – Por uma Psicologia Urbana.