MENU
Menu Principal

Gosta da área de saúde? Confira umas dicas de filmes e séries 


às 13h17
Compartilhe:

Final de semana chegando e ficar em casa assistindo filmes e séries é sempre uma boa pedida. Por isso, preparamos umas dicas pensando na turma que estuda ou simpatiza pela área da saúde.

1 – Call The Midwife

A série britânica mostra a atividade das parteiras, que atendiam, principalmente, mulheres pobres. A história se passa na década de 1950, em Londres, e narra o trabalho de mulheres que se dedicavam em dar todo apoio e cuidados médicos às classes trabalhadoras que não tinham acesso a outras formas de tratamento e acompanhamento. 

2 – Sob Pressão

Série brasileira que traz como foco as dificuldades enfrentadas no sistema público de saúde brasileiro, fazendo um retrato um tanto quanto real das situações que os profissionais vivenciam no dia a dia no país. O drama tem os cirurgiões Evandro e Ana Carolina como protagonistas, que vivenciam momentos repletos de desafios dentro da emergência de um hospital público no Rio de Janeiro. Além da vontade de salvar vidas e oferecer as melhores condições para seus pacientes, mesmo em meio aos recursos limitados, os médicos precisam superar grandes obstáculos também em suas vidas pessoais.

3 – Mãos Talentosas – A História de Ben Carson

Um dos clássicos do cinema, o filme Mãos Talentosas conta a história real de Benjamin Carson, um menino de origem humilde, nascido em Detroit, que não tinha grandes perspectivas para o seu futuro. Em meio à pobreza e ao preconceito da sociedade, o menino contou com o apoio de sua mãe. Com mudanças na rotina, ela obrigou que cada um deles lesse dois livros por semana, o que resultou na melhora do rendimento escolar e no gosto pela leitura. Algum tempo depois, Ben conseguiu uma bolsa de estudos no curso de medicina e, a partir de então, sua vida foi transformada. Com pouco mais de 30 anos de idade, ele era chefe dos residentes em neurocirurgia e seguiu buscando a excelência em sua profissão. No ano de 1987, o médico ficou conhecido mundialmente por realizar uma cirurgia de separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça.

4- Grey’s Anatomy

Se você gosta da área de saúde, certamente já se deparou com essa série, pois é impossível falar sobre séries médicas e não citar Grey’s Anatomy. Ela é uma das séries mais longas da história e narra a história de Meredith Grey desde seu primeiro ano como interna do Seattle Grace. Junto a ela estão outros novatos e, entre os desafios da profissão, descobertas pelas áreas de interesse, grandes amores e amizades, eles precisam lidar com seus próprios dramas, superar medos e salvar vidas.

5 – O escafandro e a borboleta

Jean-Dominique Bauby era um jornalista renomado, que após sofrer um derrame cerebral, passa três semanas em coma em um hospital, e quando acorda, sua vida muda para sempre. Bauby desenvolveu aSíndrome do Encarceramento, uma doença neurológica em que todos os músculos do corpo ficam paralisados, exceto os olhos. Como o filme mostra, o paciente fica preso dentro do próprio corpo, mesmo estando consciente e compreendendo tudo que se passa ao seu redor.

6 – O mínimo para viver

O filme conta a história de Ellen, uma jovem de 20 anos que lida com um distúrbio alimentar que afeta milhares de pessoas mundialmente, a anorexia. O Mínimo para Viver tenta representar um tema tão controverso quanto rotineiro na sociedade pós-moderna – transtornos alimentares – pela ótica dos próprios doentes.  Da mesma forma que um dependente químico não se reconhece doente, pessoas com neuroses referentes ao peso também se sentem “no controle” da situação, conceito trabalhado mais de uma vez no filme. 

Compartilhe: