O desligamento de um funcionário da empresa não é um momento fácil para nenhuma das partes. O que muita gente não sabe é que existe a entrevista de desligamento, que tem como objetivo buscar melhorias para algumas questões internas e saber com qual impressão o colaborador está deixando o local de trabalho.
Esse também pode ser um momento importante para o trabalhador, pois sair de forma amigável pode ser a chave se o colaborador planeja retornar à empresa em outra oportunidade, ou até mesmo caso precise de uma recolocação a partir da indicação dos seus colegas de trabalho.
Para o profissional de RH que vai realizar a entrevista, é uma boa oportunidade de identificar problemas de comunicação, estilos de liderança, saber mais sobre o clima organizacional e ter um feedback com sugestões de melhoria.
Para quem vai passar por esse tipo de entrevista seguem algumas dicas:
1 – Anonimato – peça ao entrevistador sigilo sobre a sua identidade, dessa forma ficará mais à vontade para discutir temas relacionados à gestão ou problemas de comunicação dentro da empresa;
2 – Sinceridade – seja sincero nas suas respostas. Caso tenha pedido demissão, é fundamental explicar os motivos de maneira diplomática, sem apontar muitos defeitos.