MENU
Menu Principal

Maio Roxo: a alimentação mais saudável ajuda na prevenção e controle das doenças inflamatórias intestinais


às 10h30
Compartilhe:

O mês de maio é dedicado à prevenção e conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), caracterizadas por afetar o trato gastrointestinal, causarem inflamação e sintomas persistentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), estima-se que cerca de 1,6 milhão de pessoas no Brasil sofrem com as doenças inflamatórias intestinais.

É importante ressaltar que as DIIs são consideradas doenças de origem multifatorial, associadas a diversos tipos de causa. Entre os sintomas, o principal é a alteração do trato gastrointestinal, com quadros frequentes de diarreia. Além disso, também são comuns os relatos de dor abdominal, sensação de distensão e sangue na evacuação. Apesar de serem mais comuns em jovens e adultos, essas enfermidades podem afetar crianças e idosos.

O tratamento da DII necessita de uma terapia de longo prazo baseada em combinações medicamentosas para controlar a doença, associada a mudanças dietéticas e alterações no estilo de vida. Manter hábitos alimentares adequados podem auxiliar a diminuir a ocorrência de sintomas e levará a uma boa condição nutricional.

Alimentação não é a causa dessas doenças, mas certos alimentos podem desencadear uma crise ou piorar os sintomas. Esses alimentos podem variar muito de pessoa para pessoa. Embora não haja uma dieta específica, uma alimentação saudável geralmente ajudará a controlar a DII e reduzir os efeitos de crises.

De um modo geral, pessoas com retocolite ulcerativa ou doença de Crohn devem:

– Comer porções menores regularmente. 

– Reduzir a ingestão de gordura.

– Reduzir a ingestão de açúcar simples.

– Reduzir ou evitar a ingestão de leite e laticínios.

– Evitar refeições conservadas e produtos embutidos

– Evitar refeições picantes e apimentadas

– Evitar adoçantes artificiais

– Evitar alimentos gordurosos e fritos, que podem causar gases e diarreia.

– Restringir alimentos com alto teor de fibra, como frutas frescas e legumes e grãos integrais, pois estes podem agravar os sintomas (principalmente quando o intestino está inflamado). 

Compartilhe: