Quando o assunto é fazer dieta, o primeiro pensamento que vem à nossa cabeça é substituir as refeições por alimentos saudáveis. Mas, será que aquela barrinha de cereal, o peito de peru fatiado e o biscoito integral na prateleira do supermercado são realmente opções de alimentos saudáveis para sua dieta?
Por isso, antes de iniciar qualquer dieta é importante buscar um profissional para orientar de forma correta como será seu plano alimentar. Para tirar algumas dúvidas conversamos com a professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que fez alguns esclarecimentos.
Em primeiro lugar é bom saber diferenciar a nomenclatura dos produtos. De acordo com a nutricionista, Lights, são aqueles que possuem redução de algum tipo de ingrediente em sua composição, podendo ser light em açúcares, calorias ou gorduras. Já os alimentos Diet são voltados para os diabéticos e possuem a restrição do açúcar na composição. E a denominação de “Fit” não segue nenhuma legislação, sendo geralmente usada para caracterizar alimentos considerados saudáveis.
Agora que já sabemos diferenciar os alimentos, vamos esclarecer alguns mitos e dúvidas.
Pão ou tapioca: ambos são alimentos ricos em carboidratos, entretanto, não há necessidade de substituir o pão por nenhum outro alimento.
Alimentos Fits: podem ser incluídos na rotina alimentar, desde que se observe se corresponde às necessidades individuais.
Pães integrais: são aliados na dieta, mas é preciso ficar atento ao rótulo. Os pães integrais são feitos também com a farinha de trigo integral, adicionando mais fibras à composição do pão. É importante ficar atento à qualidade e quantidade de farinha de trigo integral adicionada àquele produto e dar preferência àqueles que contenham maior proporção da farinha integral.
Peito de peru: o peito de peru em si é uma excelente fonte de proteína. Por outro lado, a sua versão embutida possui teores elevados de gordura e sódio. Opções para substituir o peito de peru embutido são o frango desfiado, atum e queijos brancos, que são boas fontes de proteínas magras.
Sucos industrializados: boa parte dos sucos industrializados possuem mais da metade da composição de açúcar, geralmente, é o primeiro item na lista de ingredientes.
Refrigerante zero: ao contrário do que muita gente pensa, a alternativa à versão tradicional da bebida está longe de ser uma opção saudável, a falta de açúcar é compensada por uma alta quantidade de sódio, que, em grandes quantidades pode provocar hipertensão, problemas renais e retenção de líquidos.
Biscoito integral: embora sejam considerados fit, possuem calorias e isso deve ser levado em conta no planejamento alimentar.