Pensando em fazer uma segunda graduação? Confira algumas dicas

Ao pensar em uma segunda graduação, é possível vislumbrar dois caminhos: mudar totalmente de área de atuação ou fazer um curso que vá complementar sua primeira formação. Mas afinal, o que decidir? O que vale é fazer escolhas que tragam felicidade e uma carreira profissional de sucesso, mas algumas dicas podem ajudar.

1 – Reflita sobre o mercado – isso mesmo, será um novo investimento e ele precisa fazer sentido e trazer retorno para você. Se tem em mente mudar de área, é interessante fazer alguns questionamentos: Por que fiz essa escolha de curso? Quais do mercado para a área atual? Quais os recursos financeiros e de tempo que disponho para o investimento na busca de outra área?

E se você pensa em uma graduação na sua área, pense em algo que complemente a sua carreira, essa é uma ótima estratégia para se traçar um caminho promissor.

2 – Os desafios e dificuldades virão – como toda decisão ela vai trazer bônus, mas também haverá momentos difíceis. Toda graduação tem seus altos e baixos, se você se decepcionar com uma disciplina, tente não jogar seus planos para o alto e insistir mais um pouco no curso. Uma dica é você analisar ambientes de trabalho e conversar com profissionais da área que pretende ingressar, dessa maneira você não cria uma falsa expectativa e nem sairá frustrado.

3 – Faça um teste vocacional – esse é um momento de dúvidas e muitas possibilidades devem ter passado pela sua cabeça, por isso, buscar ajuda profissional pode ser uma boa ideia. Claro que você não deve escolher uma carreira apenas com base em um teste, mas ele ajudará na hora de comparar a lista de profissões do futuro com as suas habilidades profissionais ou com alguma vocação que você ainda não desenvolveu.

4 – Observe as profissões do futuro – antes de encarar um novo vestibular ou outro processo de seleção para a universidade, faça uma lista das tendências no mercado de trabalho, nada melhor que escolher uma área capaz de absorver muitos profissionais e gerar grandes oportunidades no futuro.