Pensando em mudar de curso? Saiba o que deve ser levado em consideração

Alguns jovens, ou a maioria deles, quando inicia a faculdade ainda não tem maturidade o suficiente para escolher qual a profissão. Muitas vezes por pressão, insegurança e até mesmo por não se conhecer ainda muito bem, os estudantes acabam escolhendo uma graduação que não tem muito a ver com o seu perfil. Mas calma, se isso aconteceu é normal e não tem nenhum problema nisso!

Você pode, e deve, trocar de curso caso sinta essa vontade. É sempre bom ter em mente que o mais importante é a realização profissional e pessoal. Forçar um curso que não está gostando é um convite à frustração.

Além da falta de identificação com o curso, outro motivo comum para a troca é a ausência de perspectiva profissional. É difícil manter a motivação quando não enxergamos muitas possibilidades de atuação pela frente, se esse for o caso, antes de desistir pesquise mais sobre oportunidades que você ainda não tinha pensado e se terá realização pessoal nessa carreira.

Alguns sinais que podem indicar que você pode ter escolhido o curso de graduação errado, são: falta de interesse pelas matérias, não ter vontade de exercer a profissão ou não saber ao certo o motivo de ter escolhido o curso, são sinais cheios de sentimentos e que indicam que você pode ter melhores opções.

Nesse processo de mudança é recomendado a procura de ajuda profissional como forma de apoio. A Faculdade São Luís de França oferece os serviços Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAPS) para alunos, docentes e também o público externo. Através deste núcleo os assistidos podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais. Para buscar o apoio que precisa, basta buscar atendimento online no CAPS através do e-mail: cap@fslf.edu.br.