No dia 06 de janeiro é comemorado o dia da gratidão. E que tal aproveitar esse dia para agradecer as coisas boas da vida, e as ruins também, afinal tudo é aprendizado!? Esse é um exercício que deveria ser feito diariamente, pois o sentimento de gratidão traz muitos benefícios, mas na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos os motivos para o agradecimento e priorizamos as reclamações.
Desde a hora que você acordou, já percebeu quantos motivos tem para agradecer? Notar as chances que temos a cada segundo de aproveitar a vida de diversas formas é desenvolver a gratidão. Ser grato nos faz sair do espaço de sentir pena de nós mesmos para nos sentirmos contentes e ativos. Quando chegamos nessa sensação, conseguimos nos libertar das dores emocionais e gerar a motivação de agir em benefício de todos os seres.
Já deu para perceber que ser grato é capaz de mudar muitas coisas na sua vida, confira alguns benefícios de cultivar a gratidão:
1 – Portas abertas para novos relacionamentos – agradecer as pessoas mostra seu apreço por elas e ajuda você a conquistar novas amizades. Então, agradecer o garçom que te serviu o almoço, agradecer a pessoa que segurou a porta do elevador, ou agradecer seu colega da faculdade por ter te dado uma força pode trazer novas oportunidades para você!
2 – Melhora na saúde física e mental – Pessoas gratas tendem a sentir menos dores e a sentirem-se mais saudáveis que pessoas que não tem o hábito de agradecer, segundo uma pesquisa de 2012 publicada no Personality and Individual Differences. Isso deve estar ligado ao fato de que pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde.
Já no campo da saúde mental, a Gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos. Pesquisas mostram efetivamente que a gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão.
3 – Melhor sono – dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir e poderá dormir melhor e por mais tempo.
Motivos não faltam para mudarmos nosso modo de enxergarmos a vida e começarmos a agradecer mais. Então vamos lá, porque razões não faltam para agradecer!