Professora fala sobre o papel da psicologia na escolha da carreira

Escolher uma carreira a se seguir é uma decisão muito importante para qualquer pessoa, e como tal, não pode nem deve ser feita de qualquer forma ou de uma hora para outra. Procurar auxílio ou orientação, além de diminuir as chances de você optar por algo que não tem aptidão, te coloca em conexão consigo mesmo.

Recorrer à ajuda profissional tem sido a opção de muitas pessoas que entenderam o papel da psicologia na escolha da carreira. A professora de psicologia, Beatriz Andrade Oliveira Reis, explica: “esse papel não diverge muito do papel da Psicologia de forma geral, em outros contextos, que seria promover suporte ao outro no processo de reflexão sobre sua condição de existência”.

O exercício de entender seus fortes e fracos, habilidade e pré-disposições pode ser o início de uma trajetória que leva ao autoconhecimento necessário para a escolha ser feita com a segurança de quem sabe o que quer, e é aí onde o profissional atua. “a psicologia atua utilizando seus recursos para ajudar o outro a se aproximar mais de si e refletir sobre seu campo de possibilidades, a partir de critérios que lhe parecem fazer mais sentido, construindo seu modo de ser no mundo”, explica.

Segundo a professora, qualquer teste psicológico, incluindo o teste vocacional, é mais um recurso do processo de avaliação psicológica, que pode ter como foco a avaliação vocacional. “Toda compreensão produzida pelo processo de avaliação deve ter como base mais de um recurso investigativo, como a entrevista e a observação, não se limitando ao uso dos testes psicológicos. Portanto, podemos dizer que, se os testes vocacionais forem entendidos e utilizados dessa maneira, eles cumprem o seu papel.”, afirma.

Se analisar a fundo para então visualizar as possibilidades, e em contraste com esse resultado se encontrar naquilo que gosta, é o resultado que todos almejam nesse processo. O momento para buscar esse tipo de ajuda é muito particular. Apesar de ser muito importante sentir-se seguro quanto à competência do profissional que estará recorrendo, esse cuidado não pode impedir de procurar quando achar necessário. Procure referências de profissionais da área que podem te ajudar e converse com eles, sua busca é o mais importante.