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Regras da ABNT: veja algumas regras que podem ajudar no trabalho acadêmico 


às 10h29
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Ao entrar na faculdade nos deparamos com muitas mudanças e uma delas é a forma de entregar os nossos trabalhos. Nos trabalhos acadêmicos as normas usadas são da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país.

Diante de tantas regras, você pode se perguntar, mas para que isso? A resposta é simples, padronizar processos é a garantia de que algo pode ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa. Se você acabou de ingressar no Ensino Superior fique tranquilo que vamos mostrar algumas dicas. A primeira delas é configurar o documento do Microsoft Word ou Google Docs e escrever o texto já de acordo com as normas.

Divisões de trabalhos segundo a ABNT

Elementos pré-textuais – Capa – Folha de rosto – Resumo – Sumário.

Fazem parte ainda dos elementos pré-textuais, porém não são obrigatórios: Dedicatória, agradecimentos, epígrafe, abstract (resumo ou apresentação) e lista (ilustrações, tabelas, siglas). Esses itens são contados, mas suas páginas não devem ser numeradas.

Elementos textuais – Introdução – Desenvolvimento – Conclusão.

Elementos pós-textuais – Bibliografia – Anexos e apêndices.

Margens

·         Esquerda: 3 centímetros

·         Superior: 3 centímetros

·         Direita: 2 centímetros

·         Inferior: 2 centímetros

Numeração de páginas

A contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algarismos são inseridos sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda. 

Fonte

As fontes que devem ser utilizadas nos trabalhos acadêmicos são Arial ou Times New Roman. Para facilitar a leitura, não se devem utilizar quaisquer detalhes estéticos. Para texto e títulos, deve-se utilizar o tamanho 12. A cor deve ser preta no texto, mas é possível usar outras cores no caso de ilustrações.

Espaçamento

O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas em todo o trabalho, exceto para:

·         ficha catalográfica;

·         natureza do trabalho (trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação, tese, etc.);

·         objetivo (aprovação em determinada disciplina, obtenção de grau, como bacharel, especialista, mestre e doutor);

·         citações diretas que tenham mais de 3 linhas;

·         notas de rodapé;

·         tabelas e legendas das ilustrações.

Nesses casos, deve-se usar espaçamento simples.

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