Saiba a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

No ensino superior existem três tipos de curso, o bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os três conferem diplomas de nível superior, que podem ser usados em vagas de emprego que exijam esse grau de escolaridade e até mesmo fazer uma pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado.

Se você quer saber um pouco mais sobre as diferenças de cada um deles acompanhe o texto abaixo:

1 – Bacharelado – o Bacharelado é caracterizado pela formação de profissionais generalistas. Dura entre 3 a 6 anos e forma profissionais para atuação ampla no mercado. Nesse tipo de graduação, os estudantes conhecem todas as possíveis áreas de atuação para, se preferirem, realizar uma especialização no futuro.

2 – Licenciatura – o objetivo dos cursos de licenciatura é capacitar os estudantes para ensinar seu ofício, dando aulas sobre o curso escolhido. Os licenciados podem dar aulas em níveis fundamental e médio, em escolas da rede pública, privada ou trabalhar com aulas particulares.

3 – Tecnólogo – esses são cursos mais rápidos, com duração de 2 a 3 anos, para fazer um curso de tecnólogo, é preciso ter o ensino médio completo. As aulas são na maioria práticas, mas o estudante também tem contato com assuntos teóricos para desenvolver plenamente suas capacidades. É importante não confundir o curso de tecnólogo com o curso técnico, pois o primeiro é de nível superior, enquanto o segundo é de nível médio.