MENU
Menu Principal

Saiba como descrever seus pontos negativos durante uma entrevista de emprego


às 17h43
Compartilhe:

O momento da entrevista de emprego dá um frio na barriga em muita gente, principalmente quando é preciso falar sobre seus defeitos ou qualidades. Em algum momento do processo seletivo, seja na entrevista ou na dinâmica de grupo, o candidato será perguntado sobre esses quesitos. Saber exatamente o que responder demonstra autoconhecimento e profissionalismo.

O primeiro passo começa antes mesmo de você sair de casa, isso mesmo,  é crucial que o candidato reflita sobre o assunto em um momento anterior à entrevista. A forma mais eficaz de conseguir o próximo contrato de emprego é se preparando antes mesmo de obter a oportunidade.

Outro ponto importante é que chama a atenção dos recrutadores, é quando o candidato tem autoconhecimento, pois demonstra habilidade de autoanálise e autocrítica. Uma dica é ser honesto na hora de responder e não apontar problemas que tornem impossível a sua contratação.

Outra forma interessante de falar sobre pontos fracos é mencioná-los antes de citar suas qualidades, isso se deve ao viés cognitivo, que, ao se deparar com o negativo antes do positivo, faz com que o cérebro diminua a importância do primeiro.

E para finalizar, quando for falar sobre seus pontos fracos e fortes, fale em forma de histórias, exemplificando os pontos que você identificou em alguma situação em uma experiência anterior ou até mesmo na sua vida. Lembre-se que os seres humanos se comunicam melhor através de histórias.

Compartilhe: