MENU
Menu Principal

Saiba como é seguir na carreira acadêmica 


às 13h14
Compartilhe:

Muitas profissões dão a possibilidade do profissional seguir a carreira acadêmica, mas muitos nem pensam nessa possibilidade. E você, já pensou em seguir esse caminho e atuar como pesquisador e professor de universidades?

A carreira acadêmica significa se dedicar à produção científica, desenvolvendo projetos, pesquisas no âmbito de uma formação pautada nos cursos de mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Ao contrário do que muita gente pensa, é possível trabalhar com pesquisa científica e ter retorno financeiro.

Seguindo a carreira acadêmica é possível atuar como docente de nível superior, ministrando palestras, trabalhando em laboratórios (a depender da área de estudo e de desenvolvimento de pesquisa), e todas essas atividades podem ser remuneradas.

O trabalho acadêmico é voltado para a construção da ciência e envolve vários aspectos. Quem opta por desenvolver pesquisas laboratoriais, por exemplo, dedica-se à descoberta de novos elementos, desenvolvimento de equipamentos quando se trata de inovação tecnológica. Aos que se dedicam à área educacional vão se voltar a estudar novos métodos e modelos de aprendizagem, dentre outros aspectos.

A realização da pesquisa científica vai variar de acordo com a área de formação do profissional, podendo este, desenvolver pesquisas em todos os âmbitos da sociedade, seja em espaços formais (instituições de ensino) ou não-formais (fora do ambiente escolar). 

Quando a vida acadêmica se concentra no aspecto da docência, estas pesquisas podem ser realizadas não somente com as publicações, mas por meio de criação de programas, projetos, eventos científicos que podem ser organizados pelos professores universitários, de modo individual ou com o grupo de pesquisa do qual este faça parte. Lembrando que para atuar na vida acadêmica, na perspectiva da docência, é necessário possuir os cursos Stricto Sensu de mestrado e doutorado.

Compartilhe: