Para quem está de olho no curso superior o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já se tornou uma das principais formas de entrada. Além de utilizar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior, quem faz o Enem também pode usá-lo de outras formas para ingressar no ensino superior.
1 – SISU
Boa parte das universidades estaduais e federais já oferecem vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo no qual os candidatos são escolhidos pela nota que obtiveram no Enem. As inscrições são abertas duas vezes ao ano (em janeiro e junho), e para participar é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação.
2 – ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que participaram do Enem. O candidato precisa ter feito a última edição do Exame para concorrer no processo regular de seleção. Para as vagas que não são preenchidas na primeira etapa, abre-se um novo período de inscrição. Neste caso, quem fez o Enem em anos anteriores (a partir de 2010) pode concorrer às bolsas remanescentes.
3 – FIES
Com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é possível conseguir um financiamento a juros baixos e começar a pagar a faculdade só depois de formado. Desde 2015, o programa exige que os candidatos apresentem a nota do Enem. Isto é obrigatório para todos aqueles que concluíram o ensino médio a partir de 2010.
A exemplo do ProUni, o FIES também exige que o aluno tenha obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa.
4 – Faculdade privada sem vestibular
Algumas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma direta de ingresso. O aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota na universidade, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por vestibular ou qualquer outro processo seletivo.
5 – Complemento de nota
Algumas universidades, principalmente as públicas, costumam aceitar a nota do Enem como parte da pontuação do vestibular tradicional. O candidato precisa fazer as duas provas: do Enem e do vestibular, e sua pontuação final vai considerar o desempenho obtido nos dois exames. Lembrando que cada instituição de ensino é livre para determinar as regras de utilização da nota do Enem.