Saiba mais sobre os financiamentos estudantis

Fazer uma graduação é o sonho de muita gente, mas nem todo mundo tem as condições ideais para investir nesse sonho. A boa notícia é que hoje em dia existem os financiamentos estudantis, que podem ser a porta de entrada para o ensino superior.

Com o aumento no número de instituições de ensino superior, cresceram também os tipos de financiamento estudantil, que nada mais é do que uma forma de empréstimo onde uma instituição financeira paga as mensalidades do curso do aluno e o estudante tem um prazo maior para pagar de volta o investimento feito.

1 – FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos mais conhecidos por ser um programa do próprio MEC. Com a Caixa e o Banco do Brasil, ele oferece linhas de créditos com condições especiais para os alunos. Esse é um dos tipos de financiamento estudantil mais interessantes, já que o universitário só paga após formado, as parcelas possuem um longo período para quitação e os juros são menores se comparado a um empréstimo normal.

Hoje em dia, com o Novo FIES, mais linhas de crédito são oferecidas, veja:

– FIES 1 — para pessoas de todo o país com renda familiar per capita de até três salários mínimos, com taxa zero de juros;

– FIES 2 — linha exclusiva para pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte com renda familiar per capita de três a cinco salários mínimos, com taxa de 3% ao ano;

– P-FIES — para pessoas de todo o país com renda familiar per capita de três a cinco salários mínimos por pessoa, com taxa de 6,5% ao ano.

2 – Financiamento com bancos – o financiamento estudantil privado, isto é, feito diretamente com bancos, também é vantajoso. Ao contrário do FIES, muitos deles não são atrelados à nota do Enem, o que amplia as possibilidades de acesso. No entanto, a maioria dos financiamentos privados exige vínculo com o banco e avaliação de crédito.

3 – Empréstimo personalizado – mesmo que você não consiga uma linha de crédito exclusiva para estudantes, no chamado financiamento estudantil é possível realizar um empréstimo pessoal regular para pagar a faculdade, buscando condições personalizadas para o seu caso.

4 – Créditos estudantis – O crédito estudantil é uma excelente alternativa de parcelamento estudantil para quem está com dificuldades financeiras e não pode pagar a mensalidade integral de um curso superior. São vários os tipos de crédito estudantil e empréstimos personalizados, em alguns deles é possível que você só comece a pagar depois de finalizar o seu curso. Esse empréstimo com fins educativos também pode ser integral ou parcial, com variações de prazo e valores.

5 – Bolsas e descontos – O Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo, oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Para participar, o estudante precisa atender aos pré-requisitos de renda e escolaridade — ter feito o ensino médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escolas particulares —, além de ter participado da edição mais recente do Enem. Além do Prouni, as próprias faculdades geralmente têm bolsas de estudo, créditos, benefícios e premiações que servem para ajudar os alunos com dificuldades financeiras.