MENU
Menu Principal

Saiba o papel do enfermeiro nos cuidados paliativos 


às 17h25
Presença e atuação do profissional de Enfermagem é importante para tranquilizar o paciente na realização das cirurgias (Reprodução/Cofen)
Presença e atuação do profissional de Enfermagem é importante para tranquilizar o paciente na realização das cirurgias (Reprodução/Cofen)
Compartilhe:

A Enfermagem é um curso que permite a atuação profissional em diversos segmentos da área da saúde. Afinal, o enfermeiro é responsável por acompanhar e cuidar de pacientes através de diversos tipos de assistência. Uma dessas possibilidades é a área de Cuidados Paliativos.

Antes de falar sobre a atuação na área, é preciso saber um pouco sobre o que significa. O conceito de cuidados paliativos foi criado em 2002, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apresentou boas práticas para serem aplicadas no tratamento de portadores de doenças terminais e enfermidades crônicas, além de capacitar os profissionais da saúde para realizarem o acompanhamento dos familiares.

Os enfermeiros têm, nos cuidados paliativos, a qualidade de vida como o principal objetivo. Apesar da ausência de cura como base da conduta, os Cuidado Paliativo não são oferecidos a pacientes necessariamente em fim de vida; há quadros em que é possível viver anos (a depender do diagnóstico ou situação em que se encontra) sob os cuidados – e a enfermagem tem papel fundamental nesse processo.

Essa é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e para atuar com os cuidados paliativos é importante que o profissional busque uma qualificação além da graduação em um curso superior de Enfermagem.

Compartilhe: