O consultor de carreira é um profissional indispensável quando se trata de orientar a pessoa que decide o ramo na qual deseja trabalhar, iniciar uma etapa profissional ou então se aprimorar no que gosta. Ou seja, o consultor de carreiras é o mais indicado para estimular as capacidades pessoais e profissionais do indivíduo que possam servir como um diferencial.
Ele é um especialista, que adquiriu conhecimento sobre o mercado de trabalho e tem competência para analisar carreiras. Também é um profissional que desenvolveu sensibilidade para ouvir integralmente a pessoa que está aconselhando, auxiliando a se reconhecer e se organizar diante de sua história de vida e acadêmica. Com sua ajuda é possível desenvolver autoconhecimento e identificar as competências necessárias para alavancar resultados.
Mesmo que existam muitos profissionais com formação em Psicologia, o Consultor de Carreira não é um terapeuta. Ele atua aconselhando e espelhando o que o cliente está trazendo em seu discurso para apresentar dados da realidade, que serão indicadores de suas decisões. Além disso, o consultor utiliza alguns métodos que são:
Mentoria de carreira
Algumas perguntas como: O que fazer? Quais decisões tomar? Que competências desenvolver? podem ser respondidas pelo mentor que vai ajudar a encontrar a resposta. Por meio de estratégias mercadológicas e avaliando o perfil de cada assessorado, ele ajuda a desenhar um plano de carreira com previsões promissoras.
Revisão de Currículo e formulação de Linkedin
O mentor também pode ajudar na formulação de um CV atrativo, com informações diretas, concisas e que sejam relevantes para o recrutador. Além disso, ele pode auxiliar no descritivo de um Linkedin, com estratégias para torná-lo uma potencial ferramenta de marketing pessoal.
Postura de entrevista
Muitos deles costumam simular uma suposta entrevista de emprego, na qual o cliente é treinado para ser assertivo durante o encontro com o recrutador. O processo na maioria das vezes é filmado, já que se trata de uma forma de autoconhecimento para autodesenvolvimento. É uma oportunidade do entrevistado perceber a maneira como o conteúdo técnico que ele precisa transmitir é transmitido, inclusive pela escolha de palavras.
Todo o processo é desenvolvido de maneira personalizada e sigilosa, durante o qual o consultor prepara o profissional para que possa ser apresentado às melhores oportunidades do mercado, por meio do networking que mantém com empresas de diversos segmentos e consultorias parceiras.
Ao longo de todo o período de consultoria, o consultor presta assessoria ao profissional auxiliando a rever e a reformular estratégias, caso necessário, pois uma recolocação bem-sucedida exige estratégia, foco e relacionamento com o mercado de trabalho.
Por isso, o candidato em busca de uma recolocação deve pesquisar muito e encontrar uma consultoria que possa ajudá-lo no processo de retorno ao mercado, que não precisa ser um processo doloroso. Ao contrário, pode ser um tempo de muito aprendizado, para o mercado e para a vida.