Saiba quais são os materiais usados pelo fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um dos profissionais de grande importância na promoção da saúde e bem estar da população. Para que o profissional possa desenvolver bem o seu trabalho e até mesmo para que o estudante de fisioterapia tenha mais aproveitamento durante o curso, alguns materiais são fundamentais.

Os materiais para Fisioterapia cumprem um importante papel na rotina do estudante e dos profissionais. Então anote aí, que vamos falar um pouco dessas “ferramentas”.

Calculadora

Assim como alguns cursos na área da saúde, algumas matérias de Fisioterapia utilizam fórmulas de Física, Química e Matemática. Então, a calculadora é um item indispensável. No dia a dia, em seus diagnósticos o fisioterapeuta realiza cálculos de massa corpórea, diâmetro de músculos, porcentagem de gordura em pacientes, ângulos de articulações etc.

Estetoscópio

É utilizado para auscultar o paciente na avaliação cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos procedimentos. De maneira geral, o aparelho é composto por acessórios e 4 componentes, que podem ser trocados e comprados separadamente em lojas específicas.

Aparelho Tens

Esse aparelho tende a ser de uso exclusivo dos fisioterapeutas. O TENS é um equipamento que promove a neuroestimulação elétrica transcutânea. Os eletrodos são posicionados na região a ser tratada e a corrente elétrica vai causar os estímulos. Saber usar e controlar essa máquina é muito importante para conseguir alcançar os resultados desejados no tratamento de cada paciente.

Esfigmomanômetro

O equipamento é capaz de fazer a medição da pressão arterial, que nem todos conhecem pelo nome — mas provavelmente você sabe que é aquele com a braçadeira e a bomba de inflar.

Goniômetro

Esse é um instrumento que mede a amplitude de movimento disponível nas articulações. Se um paciente está sofrendo de diminuição da amplitude de movimento, ao longo das sessões, o fisioterapeuta pode usar o goniômetro para avaliar as articulações envolvidas.

Lápis dermatográfico

O lápis dermatográfico é utilizado para marcações exatas das posições anatômicas no corpo dos pacientes. Por causa do suporte visual, fica mais fácil encontrar os melhores procedimentos corretivos.

Martelo de Buck

Esse é um martelo neurológico usado para testar os reflexos e medir a sensibilidade dos nervos do paciente. Alguns modelos são compostos por duas pontas de borracha na cabeça do martelo e uma alça com uma agulha removível, além de escova para testes de sensibilidade adicionais.

Oxímetro

Há dois modelos de oxímetro: para pulso ou dedo. Esse aparelho ficou bem famoso durante a pandemia, pois é utilizado para aferir a oxigenação no sangue. Por exemplo, se um paciente estiver passando por Fisioterapia Respiratória, essa medição é importante para o fisioterapeuta saber se ele está estável.