Decidir mudar de carreira em um primeiro momento pode parecer algo negativo, um passo para trás, mas esse tipo de pensamento não é o correto. Muitas pessoas estão insatisfeitas na profissão que escolheram ou então planejam ampliar os horizontes profissionais, mas acabam perdendo tempo por medo ou por pensarem que o processo de transição pode ser algo demorado e que acarrete algum tipo de prejuízo na formação.
Para desmistificar e ajudar nesse momento de decisão, separamos alguns pontos que podem auxiliar nesse processo:
Como iniciar ?
A melhor forma de iniciar é realizando um processo de autoconhecimento e percepção de onde está e onde quer chegar profissionalmente para a partir de aí fazer um planejamento de carreira pautado em objetivos e metas.
Como saber para qual área deve mudar?
Quando a pessoa se autoconhece, sabe quais são suas habilidades e competências e consegue identificar para qual deve mudar, pois as áreas de trabalho descrevem quais habilidades e competências o candidato deve ter para ocupá-la.
Identifique as vantagens e desvantagens das opções
Entendendo sobre a área e sobre você, é chegada a etapa de avaliar as opções e informações coletadas para definir o melhor caminho a ser tomado . Organizar as principais informações, criar categorias e itens de comparação entre as áreas pode facilitar a tornar esse processo racional e organizado.
Planeje e organize
É importante definir etapas e ter um cronograma de execução dessa transição. Para isso, é importante avaliar se será um processo a curto prazo ou mais longo, bem como se fazer questionamentos sobre recursos e inserção na área.
Quais são os principais fatores para que os profissionais busquem uma mudança na carreira?
Em primeiro lugar vem a identificação daquilo que faz com o seu propósito de vida e profissional, a busca da qualidade de vida, que pode vim ou não acompanhada de um aumento de remuneração. Outro fator pode ser meramente de cunho monetário, um aumento de salário. Quando a pessoa começa a se sentir como um peixe fora d’água, desmotivado, realizando apenas as tarefas básicas, já são indícios de que a busca por uma mudança profissional pode acontecer.