MENU
Menu Principal

Vai fazer concurso público? Conheça 5 ferramentas que vão te ajudar a estudar


às 17h22
Compartilhe:

Estudar para concurso público tem sido o objetivo de muitos brasileiros e cada vez mais cresce o número de concorrentes. Isso faz com que os concursos sejam ainda mais disputados. Existem várias ferramentas para ajudar o concurseiro a estudar de forma mais eficiente e deixar esses concorrentes para trás. Quer saber quais são essas ferramentas? Então veja a seguir:

1- Método S3QR

Trata-se de uma metodologia considerada pelos especialistas da neurociência cognitiva como o mais eficiente para aprender. É uma sequência que organizará os estudos sendo um método ideal para iniciantes que ainda não sabem como organizá-los.

A sigla SQ3R significa:

Survey (Examinar/Pesquisa) – Você faz uma pesquisa prévia sobre o assunto e uma mais aprofundada.

Question (Perguntas) – Estabeleça perguntas orientadoras sobre o assunto e tente respondê-las.

Read (Leitura) – Leia o conteúdo sobre o assunto, buscando as suas referências prévias e perguntas/respostas feitas anteriormente.

Recite (Recitar) – Recite em voz alta o que compreendeu, explicando para si mesmo.

Review (Revisar) – Revise todo o conteúdo com seu método preferido. Revise também o conteúdo que você mesmo preparou (como resumos e exercícios).

2- Quadro Kanban para Concursos Públicos

Kanban significa em japonês “cartão”. É na verdade uma ferramenta de gestão com foco na agilidade, produtividade, qualidade e lucratividade. No meio administrativo e funcional, é um método muito conhecido. Mas os concurseiros adaptaram o método para organizar os estudos e ter os melhores resultados.

Os cartões são identificados por categorias, com cores diferentes. Cada cartão é uma tarefa ou ações que você deve desenvolver. O quadro é dividido entre:

Tarefas a fazer

Tarefas sendo feitas

Tarefas realizadas

Você deve distribuir as tarefas nestes status. O quadro deve ser visual, de forma que consiga

3- Self Control

Essa é uma ferramenta muito interessante. A única desvantagem é que só pode ser usado no MAC. A função do programa é bloquear temporariamente o acesso a sites que fazem você se distrair.

O programa é bastante rigoroso, pois, enquanto durar o prazo estabelecido, não é possível acessar as páginas bloqueadas. Não adianta reiniciar o sistema e nem mesmo desinstalar o programa.

4- News Feed Erradicator

O Facebook pode ser um grande aliado aos estudos quando usado de forma correta, como por exemplo, a utilização dos grupos para debates e tirar dúvidas, mas, por outro lado, pode acabar prejudicando quando rouba sua atenção e tempo com muitas publicações aparecendo no seu feed.

Esse problema da perda de tempo pode ser resolvido com essa ferramenta. Trata-se de uma extensão que é instalada no navegador Chrome e bloqueia todas as publicações do feed, assim você não corre o risco de cair em uma certa procrastinação.

5- AppBlock

É inegável que os smartphones podem servir como uma barreira para os estudos. Alguns aplicativos enviam notificações automáticas e atrapalham qualquer rotina anteriormente programada. O ideal é deixar o celular de lado quando já tiver planejado todas as atividades para o dia, mas isso nem sempre é possível de ser feito.

Você pode estar esperando uma mensagem ou ligação importante e, por vezes, precisa ficar atento a determinadas notificações do smartphone.

Pensando nisso, essa ferramenta é ideal para bloquear certos aplicativos que dispersem sua concentração na hora de estudar.  Os usuários podem selecionar as condições específicas para o bloqueio, informando:

Tempo de duração (início e fim);

Localização em os apps serão bloqueados (exemplo: casa, ambiente do trabalho, etc.);

Contagem de vezes que as notificações devem ser automaticamente bloqueadas.

Ele pode ser um grande aliado para reforçar o controle do seu tempo, não deixando que certas notificações tirem o foco necessário. Assim, será possível verificar suas atividades em outros aplicativos sem que você se “perca” no caminho e não consiga retomar os estudos.

Compartilhe: