MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas que vão ajudar a desenvolver o autocontrole 


às 12h17
Compartilhe:

Ficar nervoso com uma prova que se aproxima, frio na barriga antes de apresentar um trabalho e até perder o sono antes de iniciar uma atividade fora da rotina. Esses sintomas da ansiedade parecem difíceis de controlar, não é mesmo? E isso acontece com a maioria das pessoas, um fator que pode ser prejudicial para o seu rendimento caso ele não consiga manter o foco.

Por isso, trabalhar o autocontrole é essencial. Gerenciar suas próprias emoções e utilizá-las a seu favor é um grande passo. Caso você ainda não tenha essa habilidade e controle, não se preocupe, nesse texto falaremos sobre o assunto.

Primeiro passo é esclarecer o que é o autocontrole emocional, que é uma habilidade muito importante para lidarmos com emoções negativas. Como em muitas vezes elas não podem ser impedidas, uma vez que são espontâneas em certas situações, a pessoa com autocontrole consegue lidar melhor com esses sentimentos, fazendo com que a resposta a eles seja a melhor possível.

Confira algumas dicas:

1 – Tenha autoconhecimento – ao compreender quais são seus gostos e objetivos pessoais, qualidade e dificuldades, é possível traçar planos e buscar motivação.

2 – Planeje – tenha claro em mente seus objetivos e onde quer chegar. Comece traçando planos com metas mais curtas, de acordo com os próprios propósitos. Assim fica mais fácil de avançar aos poucos e com menos ansiedade.

3 – Reconheça suas emoções – controlar nossas emoções não é tarefa fácil, mas aprendendo a conhecê-las e reconhecendo como elas foram provocadas é possível controlar nossos pensamentos e comportamentos, evitando ações indesejadas e impensadas e dificultando explosões emocionais.

4 – Encontre formas de controlar o estresse – o estresse e o autocontrole são termos que caminham juntos. Afinal de contas, trata-se de uma das emoções mais complicadas de gerenciar. Existem algumas estratégias bem eficazes para gerenciar o estresse, como por exemplo: adote o mindfulness; faça exercícios físicos; pratique exercícios de respiração e medite.

5 – Evite o modo automático – pode parecer simples, mas essa dica é um exercício diário, pois quando fazemos coisas no modo automático, não observamos como reagimos a determinadas situações. Nesses momentos, o inconsciente se torna um dos culpados por muitas de nossas reações indesejadas.

Compartilhe: