MENU
Menu Principal

 Veja alguns passos que vão te ajudar a desenvolver a criatividade


às 11h53
Compartilhe:

Foi-se o tempo em que a criatividade era um pré-requisito apenas para quem ia trabalhar em áreas como publicidade e marketing. Atualmente o mercado de trabalho, independente do segmento, pede profissionais criativos.

Independentemente do setor em que você trabalha ou planeja trabalhar, é possível abordar certas tarefas e problemas de forma criativa. Usar sua criatividade pode ajudá-lo a alcançar objetivos de curto e longo prazo, contribuir para projetos com ideias originais e ajudar a resolver problemas do dia a dia.

Algumas pessoas naturalmente têm a capacidade de perceber a realidade de forma criativa, o pensamento criativo é como muitas outras habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Veja algumas dicas que vão ajudar a desenvolvê-la:

1 – Tenha novas experiências – quanto mais curioso você for, mais criativo você pode ficar. Ser criativo está associado à fluência e flexibilidade de ideias. Então, assista um filme diferente daqueles que você já está acostumado, leia livros e escute músicas de estilos variados ao de costume, incentive seu cérebro a experimentar coisas novas.

2 – Crie uma rotina – assim como condicionamos nossos músculos como uma rotina de exercícios, nossa criatividade também precisa ser exercitada constantemente. Ter uma rotina é fundamental para que se tenha tempo de ser criativo. Meditar, dormir e fazer exercícios físicos permitem que o corpo e a mente fiquem ativas para que a criatividade possa acontecer.

3 – Caderninho nas mãos – estamos o tempo todo pensando várias coisas e é quase impossível memorizar todas as ideias que surgem. Por isso, tenha sempre um caderno e caneta para anotar suas reflexões.

4 – Permita-se errar – o medo de errar limita o processo criativo. Nesse ponto, é preciso compreender que, mesmo que algo não saia perfeito na primeira tentativa, é possível aprender e melhorar sempre.

5 – Leia sobre o assunto – existem diversos livros sobre o assunto e consumir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de entender melhor como as mentes criativas funcionam.

Compartilhe: