MENU
Menu Principal

Veja como o mapa mental pode ser uma boa ferramenta na hora de estudar 


às 12h56
Compartilhe:

Se você é daquele tipo de pessoa que tem facilidade em aprender ou memorizar algum assunto de forma visual, fique atento que esse conteúdo vai trazer uma dica para ajudar na hora do seu estudo. Vamos falar sobre o mapa mental, você sabe o que é?

Essa é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan e consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações

Sendo assim, o mapa mental é uma excelente ferramenta que auxilia na execução de um plano de estudo, facilitando a revisão, destacando as palavras-chave e indicando as relações entre essas palavras para que o estudante possa relembrar o que aprendeu com facilidade.

Como fazer?

Para fazer o seu mapa mental comece seguindo essas regras: comece pelo centro; não deixe informações soltas; seja criativo, e use poucas palavras por linha.

A confecção pode ser feita de forma manual, usando papel e canetas ou lápis coloridos, que possam destacar e categorizar partes da matéria. Comece com a folha na horizontal, escrevendo o tema principal no centro e puxando setas a partir dele para outros conceitos. Lembre-se, ele deve ser curto.

No caso do assunto estudado ser mais complexo, é possível fazer mais de um mapa, até que todos os conceitos que precisam ser estudados sejam contemplados. Também é possível fazer um mapa mental para estudo em sites e aplicativos para organizar estudo.

Como usar?

Após fazer o seu mapa é preciso saber em quais ocasiões utilizá-lo durante a sua rotina de estudos, pois ele tem duas grandes utilidades: o estudo ativo e a revisão.

Compartilhe: