Veja como organizar os estudos faltando 30 dias para o Enem

Agora começou a contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. A prova é de extrema importância para os estudantes do ensino médio desde que passou a ser usado como critério de seleção de diversas universidades públicas e privadas, além de ser requisito para programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Nesse momento final muitos estudantes começam a ficar ansiosos com a chegada da prova, mas apesar de uma prova extensa e ainda a redação, não é preciso nervosismo. Para ajudar você a enfrentar da melhor forma essa prova, separamos algumas dicas para se preparar faltando praticamente um mês para o Exame.

Organize o tempo – é importante programar os estudos e definir quais matérias vão ser estudadas a cada dia. Não adianta desperdiçar seus esforços com aquelas matérias que sempre teve dificuldades, mas também não foque apenas o que tem domínio. A dica é treinar para saber o que esperar da prova.

Resolva provas anteriores – mais do que ler e memorizar conteúdo, nessa fase final é importante resolver questões para ficar familiarizado com a prova e o tipo de questões. Além disso, é a oportunidade de ver se, resolvendo os exercícios, você acaba percebendo algum tema que ainda precisa ser revisado.

Treine a redação – pelo menos uma vez na semana faça uma redação, exercite a escrita, o vocabulário e as ideias colocando tudo no papel. É importante que a sua redação seja lida por alguém, de preferência um professor que possa avaliar os critérios cobrados pelo Enem.

Use técnicas de memorização – no conteúdo previsto para o exame é necessário decorar alguns conceitos e fórmulas, principalmente sobre os conteúdos que caem em Ciências da Natureza e Matemática no Enem. Para ajudar nessa memorização, duas ferramentas podem ser úteis, os flash cards e aplicativos para estudo.

Tenha objetivos diários – para não bater o desânimo você pode estabelecer pequenos objetivos diários e que podem ser realmente alcançáveis. Esse não é o momento de se pressionar demais, pelo contrário, o importante é cuidar para não ficar muito ansioso.