Veja como se preparar para o ENEM faltando menos de 100 dias

A preparação para entrar no ensino superior é um momento, muitas vezes, estressante na vida do aluno. No entanto, quando se tem uma devida organização do tempo e das atividades pode tornar esse período mais tranquilo.

O Exame Nacional do Ensino Médio define o futuro de inúmeros estudantes até daqueles que não pretendem estudar numa universidade federal, visto que, a nota de corte desta prova possibilita a entrada em outras faculdades, inclusive particulares. Na tentativa de facilitar os estudos, a Faculdade São Luís de França traz dicas para quem está se preparando para o Enem. Confira:

Priorize matérias que você tem mais dificuldades

Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias.

Leia mais sobre atualidades:

É essencial ficar atento ao que acontece no mundo, não abrindo mão de acompanhar o noticiário por meio da TV, jornais, revistas e internet. É importante buscar outros tipos de informação, como publicações de dados científicos e de outros temas mais específicos. Tenha em mente que você tem que saber os fatos, mas também sobre evoluções nos campos da saúde, meio ambiente, história etc.

Pratique a redação

Leia muito e, principalmente, escreva muito. Procure fazer pelo menos uma redação por semana tendo como base temas atuais. Peça a um professor ou outra pessoa capacitada para corrigir o seu texto e apontar o que pode ser melhorado. Com a prática, sua escrita ficará mil vezes melhor.

Responda questões de provas antigas

Fazer provas antigas do Enem é uma forma de começar a se habituar com o estilo do exame e ficar por dentro de como os conteúdos são cobrados. O ideal é reservar, pelo menos, duas horas semanais para resolver provas antigas nos 6 meses antes do grande exame. Faça pelo menos uma por mês para ver como anda seu conhecimento, descobrir suas principais dúvidas e ir se preparando para os dias de prova.

Assista à videoaulas

Se você está preocupado com a quantidade de conteúdos que ainda precisa estudar, ou não está se adaptando com a leitura de aulas, as videoaulas podem ser uma boa saída. Existem conteúdos mais visuais, ou que são mais fáceis de serem entendidos com a fala de um professor e às vezes é possível encontrar um professor que explica exatamente como você quer.

Fique atento aos assuntos que mais caem nas provas

Caso já esteja estudando há alguns meses e seguindo um plano de estudos, continue seguindo firme com ele, mas se ainda não conseguiu estabelecer uma rotina, a melhor estratégia é priorizar os conteúdos que mais caem em cada disciplina.

Não importa se você já está estudando já há um ano ou se vai começar agora faltando 100 dias para o Enem, além dessas dicas é importante separar um tempo para o lazer, pois ele é essencial para ter um bom desempenho.

Ter pequenas pausas e fazer coisas que você gosta ajudam a dar um tempo para sua mente processar o que você estudou. De nada adianta sobrecarregar a mente sem ter energias para absorver o que está sendo estudado. Lembre-se que estudar pouco com qualidade é sempre melhor do que estudar bastante e sem concentração.

Bons estudos!