Não muito recente, a nutrigenética tem se popularizado entre os nutricionistas deixando de ser utilizada apenas na área da pesquisa e sendo aplicada cada vez mais dentro das clínicas e consultórios especializados.
É o termo utilizado para o tratamento nutricional personalizado e baseado totalmente nas informações genéticas extraídas do DNA de cada uma das pessoas. Usando as informações genéticas dos pacientes é possível avaliar características para elaboração de condutas clínicas mais assertivas e é dessa maneira que ela pode auxiliar na sua conduta nutricional.
Cada indivíduo possui um DNA e polimorfismos (variações genéticas como predisposição a diabetes, pressão alta etc.) únicos que demandam alimentos, nutrientes ou até mesmo suplementos específicos para sua saúde.
Por conta dos nossos genes, nem toda dieta ou alimento, por mais benéfico que seja, irá ajudar a suprir as necessidades do corpo em sua totalidade e de maneira específica. A nutrigenética serve como um mapeamento de todos os déficits nutricionais, e com esse resultado uma orientação diferenciada pode ser feita.
O acompanhamento nutricional baseado na nutrigenética só pode ser feito mediante testes para identificar as variantes genéticas do paciente e somente após esses dados que todas as estratégias poderão ser planejadas com base nas informações genéticas.