MENU
Menu Principal

Você sabe o que é segurança alimentar? 


às 17h35
Compartilhe:

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (DMIA) é celebrado todo dia 7 de junho, e tem como principal objetivo chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, agricultura, acesso a mercados e desenvolvimento sustentável.

Mas você sabe o que significa segurança alimentar? O termo diz respeito à garantia de inibir a fome, a expressão surgiu na época da Primeira Guerra Mundial, mas mesmo depois de tanto tempo após de existência, se torna cada vez mais relevante.

A segurança alimentar vai além de colocar comida na mesa, ela prega o acesso universal a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Ou seja, é preciso garantir a todas as pessoas alimentos com alto valor nutricional, para todas as refeições e o suficiente para ficar saciado. Além disso, tem que levar em conta as práticas alimentares saudáveis e as culturas de cada povo.

Para seguir esses conceitos são muitos os desafios, o maior deles o desperdício. De acordo com pesquisas,  140 milhões de toneladas de alimentos são produzidas no Brasil, sendo que 26 milhões vão para o lixo. Outro ponto é o aumento dos preços dos alimentos e a piora de questões socioeconômicas, com isso, vários alimentos saíram da mesa de muitos brasileiros.

Compartilhe: