MENU
Menu Principal

Você sabe quais são os principais tipos de TCC?


às 15h55
Compartilhe:

Existem vários tipos de pesquisa TCC. No entanto, serão apresentados os três principais adotados nos trabalhos de conclusão de curso nas faculdades e universidades brasileiras. Confira:

Monografia: A monografia é um tipo de TCC que transcende a graduação e também pode ser feita em cursos de pós-graduação. O objetivo da monografia é colocar o aluno em contato com a área de pesquisa acadêmica.

A construção desse tipo de TCC é feita a partir do cumprimento de algumas etapas que caracterizam a pesquisa científica. São elas: construção de um pré-projeto e um projeto, execução da pesquisa e redação da monografia.

Na primeira etapa é decidido, com auxílio do orientador, qual será o tema tratado e o recorte, quando mais específico melhor. Também é preciso identificar um problema relativo ao objeto e suas possíveis hipóteses de conclusão da pesquisa. Na segunda, o trabalho de pesquisa é mais exaustivo e possui um método de execução específico, de acordo com o que está sendo estudado. O processo de desenvolvimento e os resultados, por fim, serão relatados no última etapa, a monografia.

Estudo de caso: Outro tipo de pesquisa mais utilizado entre as faculdades brasileiras é a análise prática de um ou mais objeto de estudo. Para que isso seja possível, além de uma base teórica, o trabalho consiste na observação científica.

Este tipo de estudo é bastante utilizado para averiguar o comportamento do objeto escolhido. Pode ser feita com pessoas, grupos, empresas, ambiente, fenômenos, entre outros. Como o estudo será específico para tal classe ou unidade, os resultados não poderão ser generalizados e utilizados para representar outros objetos semelhantes. E para a execução dele, geralmente, o aluno deve ir à campo recolher informações.

Artigo Acadêmico: Semelhante ao TCC tipo monografia, artigos acadêmicos também possuem a proposta de construção do assunto. É necessário realizar uma pesquisa científica que, por sua vez, resultará no artigo. O artigo acadêmico tem por objetivo apresentar a qualquer pessoa que leia o assunto da pesquisa e seus resultados de forma clara e sucinta.

A intenção é que ele possua uma média de 20 páginas. Sua estruturação segue o padrão de leitura comum a publicações de embasamento acadêmico, com: Introdução, Fundamentação teórica, Desenvolvimento do assunto, Análise e comparações do assunto e Conclusão. Vale ressaltar que a estrutura pode variar para cada curso e instituição.

Compartilhe: