Chega o mês de junho e com ele a tradição de fogos de artifício, fogueiras e bombas. A falta de cuidados ao se expor a esses elementos pode trazer sérias consequências, como as queimaduras de 1º, 2º e 3º grau.
Por conta da pandemia, governos de vários estados decretaram a proibição dos fogos e das fogueiras durante o mês, porém 6 de junho continua sendo o dia nacional de luta contra queimaduras, e não se resume apenas às queimaduras de São João e sim, as que acontecem também dentro de casa. A melhor maneira de evitá-las é por meio da informação, confira algumas dicas:
– Evite usar álcool para reacender o fogo e use acendedores mais seguros.
– A cozinha não é lugar de criança, é o local mais perigoso do ambiente doméstico: tenha muito cuidado com a panela no fogão e mantenha o cabo sempre voltado para dentro.
– Evite abrir a panela de pressão antes que todo o vapor saia e sempre limpe a válvula.
– Ao usar um forno de micro-ondas, leia primeiro as instruções: alguns itens e alimentos não podem ser aquecidos no forno de micro-ondas.
– Também tenha cuidado ao retirar alimentos, pois isso também pode causar acidentes.
– Velas só devem ser usadas quando necessário e devem ser mantidas longe de materiais inflamáveis (cortinas, tapetes e móveis de madeira).
– Ao se preparar para o banho na banheira, coloque água fria primeiro e certifique-se de testar a temperatura antes de colocar a criança.
– Fique atento a tomadas desprotegidas, fios expostos, instalações elétricas ruins e gatos na rede elétrica. Este pode ser o foco do incêndio.
– Sempre que sair de casa desligue os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada.