MENU
Menu Principal

Ainda vale a pena se preparar para concursos públicos

Apesar da suspensão ou adiamento de diversos certames, a preparação para quem deseja passar em concursos públicos deve continuar

às 14h58
Compartilhe:

Desde a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, os concursos públicos que estavam previstos para acontecer começaram a ser suspensos ou adiados. Um ano e meio depois, a crise sanitária permanece e ainda não há previsão para a realização de processos seletivos para cargos públicos no Brasil. Essa situação levanta o questionamento: será que vale a pena continuar se preparando para concursos?

A resposta é sim, segundo orienta a gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado. “Meu conselho para aqueles que querem ser um funcionário público é que não deixem de se preparar para concorrerem à vaga tão almejada. Passar em um concurso público ainda é um sonho de muitas pessoas, e, como um sonho, tudo requer planejamento e dedicação para que ele se realize, por mais difícil que esteja sendo  ocorrer um concurso público neste momento de crise sanitária e econômica que estamos vivendo no Brasil”, disse.

Um levantamento feito por uma empresa especializada em preparação para concursos aponta que no Brasil, no período de 15 de março de 2020 até 23 de julho de 2021, cerca de 400 certames foram adiados, suspensos ou tiveram as provas adiadas, por causa da vigência de decretos que suspendem a realização de eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas. 

“São poucos os editais disponíveis de concursos públicos no país no atual momento, mas os que sonham em ser servidor público devem continuar focados nesta preparação”, frisou Janaína, ao ressaltar os benefícios que a aprovação em um certame público traz para quem conquistou o tão sonhado cargo público. Entre eles, está a estabilidade de um emprego com plano de cargos e salários preestabelecido. 

“Essa estabilidade é bastante interessante, mas vale ressaltar que existe algo além que o servidor público deve levar no coração, que é a vontade de servir à população brasileira. Acredito que em breve diversos certames serão abertos ou retomados, pois muitos editais já estão para serem reabertos”, afirmou a gerente do Tiradentes Carreiras.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: