MENU
Menu Principal

Provas do Enade acontecem neste domingo, 27

Exame obrigatório avalia os conhecimentos e habilidades dos formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia

às 11h35
As provas do Enade serão aplicadas neste domingo, 27, em todo o país: elas são parte do sistema que avalia a qualidade do ensino superior brasileiro (Divulgação/Grupo Tiradentes)
As provas do Enade serão aplicadas neste domingo, 27, em todo o país: elas são parte do sistema que avalia a qualidade do ensino superior brasileiro (Divulgação/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

Serão aplicados neste domingo, 27, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição de 2022, ele vai avaliar os conhecimentos e habilidades dos formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. O exame, aplicado em todas as faculdades e universidades do país, é obrigatório para os alunos convocados, além de ser condição para as etapas de conclusão do curso, colação de grau e concessão do diploma. 

As provas serão aplicadas a partir das 13h30 (horário de Brasília), com duração de quatro horas. Os alunos devem chegar ao local de prova com antecedência, pois os portões serão fechados pontualmente às 13h. Os endereços dos locais de prova podem ser consultados no sistema, que pode ser acessado no site do Enade

O teste terá um total de 40 questões, sendo 10 de Formação Geral (duas dissertativas e oito objetivas) e 30 de Componentes Específicos (três dissertativas e 27 objetivas). As questões são sobre os conteúdos curriculares de cada curso e sobre a atual realidade brasileira e mundial, além da forma como ele aplica esse conhecimento no dia-a-dia.

No mesmo site do Enade, o inscrito tem até este sábado, 26, para preencher o Questionário do Estudante, dando informações sobre seu perfil, aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica. O preenchimento deste questionário também é obrigatório e as respostas serão mantidas em sigilo pelo Inep. 

O Enade na FSLF

Na Faculdade São Luís de França (FSLF), 20 alunos concluintes dos cursos de Administração e de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos foram convocados para fazer as provas do Enade 2022.

O Enade é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação no ensino superior, com base no rendimento dos alunos concluintes no Enade e nas avaliações dos cursos e de cada instituição. Quanto maior o engajamento dos dos alunos no Enade, e quanto melhor for o rendimento deles na prova, os resultados do curso e da Universidade serão melhores.

“Fazer o Enade com total engajamento é importante porque pode ser decisivo em processos seletivos e de contratação após a colação de grau, além de conferir grande prestígio a quem tem um bom desempenho. Pode funcionar como um termômetro para medir a performance do estudante no cenário regional e nacional, em face dos outros estudantes do mesmo curso”, exorta a professora Paloma Modesto, diretora de Planejamento e Qualidade Acadêmica do Grupo Tiradentes. 

Dúvidas e informações sobre o Enade 2022 podem ser encontradas no site especial do Enade no Portal da FSLF.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: