MENU
Menu Principal

A missão do Grupo Tiradentes de preparar profissionais para o mercado 

Grupo completa 61 anos dedicados à formação de qualidade que une teoria e prática, protagonismo do aluno e fomento à empregabilidade

às 15h42
Através do Tiradentes Carreiras, alunos e egressos das instituições do Grupo Tiradentes foram inseridos em firmas renomadas de diversos setores e áreas no Nordeste. (Acervo/Grupo Tiradentes)
Através do Tiradentes Carreiras, alunos e egressos das instituições do Grupo Tiradentes foram inseridos em firmas renomadas de diversos setores e áreas no Nordeste. (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

A formação e a preparação de estudantes para o mercado de trabalho é um dos focos da estrutura curricular do Grupo Tiradentes, que completa 61 anos fazendo a diferença na carreira de milhares de pessoas em Sergipe, Pernambuco e em outras regiões, através do ensino à distância e de parcerias com outras instituições de ensino no exterior. A trajetória se consolida na estratégia de unir teoria e prática, aproximando os acadêmicos das oportunidades do mercado, e que faz parte de um modelo pedagógico inovador, apoiado por investimentos em inovação e novas tecnologias. 

Para fortalecer a empregabilidade dos acadêmicos e egressos, o grupo investiu em um projeto transformador, o Tiradentes Carreiras, presente em todas as quatro instituições de ensino superior do conglomerado educacional: a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe; o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes (Fits), de Goiana (PE). A área de atuação do grupo é expandida, ainda, por 39 polos de educação a distância (Unit EaD) instalados nos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo. 

“Promover o desenvolvimento humano por meio da educação e preparar profissionais qualificados para o mercado sempre foram metas do nosso projeto educacional. É uma grande satisfação acompanhar a trajetória de sucesso dos egressos, os quais se destacam em diversas áreas de atuação, bem como na produção científica e propagam seus conhecimentos dentro e fora do país. A educação é transformadora em todos os sentidos, pois nos prepara para encarar os desafios do mundo globalizado”, destaca o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit Sergipe e fundador do Grupo Tiradentes. 

Empregabilidade e desenvolvimento de carreira

Para quem busca a primeira chance no mercado de trabalho, ter um apoio profissional que ajude nesta preparação é essencial. O núcleo estratégico de empregabilidade do Tiradentes Carreiras proporciona um espaço voltado para orientar individualmente e capacitar alunos de graduação, pós-graduação e egressos, através de cursos, treinamentos e outras iniciativas que complementam a jornada acadêmica que vem sendo trilhada por cada aluno. O objetivo é um melhor desenvolvimento profissional e pessoal de cada aluno, a partir da identificação de suas demandas e gargalos a serem sanados. 

“Desde o início, esse aluno já tem acesso às necessidades, às skills que o mercado está solicitando e a programas que facilitam sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, temos uma formação muito mais completa, o que facilita muito a entrada desse estudante no mercado, afinal, quanto mais próximo ele estiver da realidade do mundo corporativo e mais networking tiver, mais preparado ele estará quando se tornar egresso”, diz Janaína Machado, gerente do Tiradentes Carreiras. 

Ela também destaca que a possibilidade de contratação de um aluno que possui a sua jornada acadêmica construída com bases nessa formação, que une teoria e prática, é muito maior. Isso ocorre, pois a jornada universitária dele foi ‘vivencial’ com as relações de mercado, o que é de extrema importância”, ressalta a gerente, acrescentando que o momento atual exige o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e, em especial, de ferramentas tecnológicas. 

Parcerias com empresas

O Tiradentes Carreiras tem buscado qualificar e preparar os alunos para planejar a carreira e desenvolver novas habilidades exigidas pelo mercado, permitindo que muitos alunos e egressos das instituições do Grupo fossem encaminhados para firmas renomadas de diversos setores e áreas no Nordeste. Isso acontece por meio de parcerias com empresas das mais diversas áreas de atuação, ampliando assim as possibilidades para quem está em preparação, bem como para aqueles já formados e prontos para o mundo corporativo. 

“Trazemos empresas e egressos para conversar com nossos alunos, compartilhar experiências de sucesso que nós temos. A gente conversa com os RHs, ouve sugestões, e esses RHs encaminham as vagas pra gente. A vantagem das empresas é que elas têm um banco de talentos dentro da própria universidade, sem falar do apoio e facilidade no recrutamento e seleção, porque nós não trabalhamos apenas com estágio, mas com vagas de emprego já que contamos com um grande quantitativo de egressos”, enfatiza Janaína. 

As parcerias incluem o encaminhamento de alunos e egressos para vagas de emprego e de estágio em diversas empresas. Essas vagas são ofertadas através de um trabalho de interação entre o Tiradentes Carreiras e os setores de Recursos Humanos das firmas, que apresentam suas demandas de acordo com os cursos de cada instituição. A interação, por sua vez, acontece através de eventos como o Café com o RH, por exemplo. 

A gerente destaca que a busca por soluções de problemas, inovação e melhores práticas, é uma via de mão dupla que vem sendo trabalhada entre o mercado e a universidade, o que mostra-se muito positivo para ambas as partes. “A universidade precisa formar os seus alunos para resolver problemas complexos, novos, de maneira criativa e é o que o Grupo Tiradentes vem proporcionando ao longo de seus 61 anos de história”, enfatiza ela.  

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: