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Janeiro Branco: terapia online é alternativa para atendimentos psicológicos

Consultas através de videochamadas ou canais virtuais oferecem a mesma eficácia da terapia presencial e ganharam evidência na pandemia

às 21h09
Além das videochamadas com o psicólogo, o paciente ainda pode ter o apoio do profissional trocando mensagens de texto ou e-mails (Julia Cameron/Pexels)
Além das videochamadas com o psicólogo, o paciente ainda pode ter o apoio do profissional trocando mensagens de texto ou e-mails (Julia Cameron/Pexels)
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Os chamados “divãs virtuais” ganharam força com a pandemia do Covid-19, adaptando o trabalho de psicólogos ao distanciamento social e às novas tecnologias de comunicação, principalmente a internet e as redes sociais. Através das chamadas de vídeo ou de trocas de mensagens por e-mail ou Whatsapp, os profissionais passaram a fazer terapia e prestar seus outros serviços de atendimento ao público, como orientações e aconselhamentos psicológicos, conforme o Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Antes da pandemia transformá-la em regra, a prática era considerada apenas uma opção do profissional psicólogo, acessível para poucas pessoas. Ela foi adotada no Brasil na década de 2000, depois de ser regulamentada em países como Austrália, Canadá e Reino Unido. Mas foi a partir de 2012 que as terapias por videochamadas começaram a ser regulamentadas por resoluções do CFP, primeiro de forma limitada. A liberação total, mediante regras de cadastro prévio e garantia da ética profissional veio a partir de resoluções atualizadas em 2018 e em 2020 – no início da pandemia. 

Estudos já realizados sobre o tema já atestaram que a psicoterapia virtual é tão eficaz quanto a terapia presencial, proporcionando a mesma evolução clínica ao paciente e o mesmo impacto positivo à sua saúde mental e emocional. Por isso, qualquer pessoa pode recorrer à terapia quando sentir que algo não está bem consigo mesmo.

“Uma consulta não significa tratamento psicoterápico, mas sim um espaço de escuta especializada. Caso haja uma aflição pontual e/ou dúvidas sobre como se posicionar diante de situações, às vezes uma conversa com alguém distante da situação, com conhecimento teórico sobre relações humanas, pode ser de muito auxílio. Caso a pessoa em sofrimento psicológico perceba que um trabalho de longo prazo é importante, dá-se início à terapia”, orienta a psicóloga e professora Marcela Teti, da Faculdade São Luís de França (FSLF).

Precauções 

Mas antes de escolher um psicólogo para fazer a sua consulta virtual, é preciso seguir algumas precauções para garantir o melhor serviço. Primeiro, o profissional tem que ser inscrito no Cadastro Nacional de Psicólogos, mantido pelo CFP. Em seguida, verificar se o aplicativo ou a clínica tem queixas em sites de reclamações como o Reclame Aqui e o Proteste.

Na hora da sessão, é recomendado que a pessoa procure um ambiente privado e tranquilo, garantindo que ela não seja interrompida. É bom evitar locais públicos, como cafés, bibliotecas ou coworkings, e usar um computador ou celular pessoal, além de um bom antivírus e uma conexão de internet de boa qualidade, que evite quedas de sinal durante a consulta. 

CAPS

Nas unidades de ensino ligadas ao Grupo Tiradentes, os alunos, professores e colaboradores podem contar, gratuitamente, com um suporte de apoio e acolhimento psicológico, que lhes permita uma melhor saúde mental em seu estudo ou trabalho. São núcleos que atendem a pessoas com Deficiências, Síndromes ou Transtornos, ou que vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.

A Faculdade São Luís de França oferece os serviços Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAPS). Através deste núcleo, alunos, docentes e também o público externo podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais. Você pode buscar seu atendimento online no CAPS através do e-mail: cap@fslf.edu.br

CVV

Quem também precisar de apoio, também pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção do suicídio. Voluntários capacitados estão para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Basta ligar gratuitamente para 188, de qualquer linha telefônica fixa ou celular, ou manter contato por e-mail e chat 24 horas todos os dias. O atendimento é sigiloso. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

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