Está aberto até o dia 20 de janeiro o prazo para os estudantes justificarem a ausência e pedirem dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em sua edição de 2022. O certame teve sua prova aplicada no dia 27 de novembro e é obrigatório para os alunos concluintes de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, em todas as instituições de ensino superior do país. O registro deverá ser feito através do Sistema Enade.
A dispensa está prevista para os estudantes que apresentarem as justificativas previstas no Edital Inep nº 51 de 2022. Entre elas, estão situações de extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, acidente, assalto, casamento, luto, doença ou outras questões de saúde, maternidade ou paternidade, compromissos profissionais e privação de liberdade. Estas justificativas serão analisadas pelos coordenadores de cada curso.
Também são admitidos compromissos acadêmicos vinculados ao curso, a exemplo da mobilidade acadêmica, as quais serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame. Ainda conforme o edital, não haverá dispensa para os alunos que descumpriram as normas de segurança, como desligar os celulares antes da prova.
Os pedidos de dispensa da prova poderão ser aceitos e o aluno pode ter sua situação automaticamente regularizada junto ao Inep, desde que não possua pendências em relação ao Questionário do Estudante, cujo preenchimento é igualmente obrigatório aos estudantes convocados para fazer o Enade. Os alunos que estiverem em situação irregular quanto à prestação do exame não poderão concluir o curso.
O Enade é um exame anual do Inep que avalia o desempenho e rendimento dos estudantes universitários de todo o país. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que também avalia a qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Essas avaliações são conjugadas com os Questionários do Estudante, respondidos pelos próprios estudantes antes de cada prova. E através destes resultados, são auferidos os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
As instituições de ensino do Grupo Tiradentes participaram do Enade 2022 com 2.181 alunos inscritos, sendo 20 da Faculdade São Luís de França (FSLF). Entre os cursos selecionados para avaliação neste ano, estão os de Administração, Contabilidade, Direito, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Psicologia, Serviço Social, e os de Tecnologia em Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Logística. O Boletim de Desempenho Individual, com os resultados do Enade, será divulgado a partir de 31 de agosto de 2023.
Asscom | Grupo Tiradentes
com informações da Agência Brasil