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As diferenças e semelhanças entre a auditoria e logística

Conheça mais sobre estes campos de atuação profissional do bacharel em Administração

às 23h32
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Auditoria é uma prática revisionista e investigativa que pode ser aplicada a diferentes ramos. Existe, por exemplo, a auditoria fiscal, auditoria jurídica e a administrativa, entre outras. Neste último caso, ela foi regulamentada no Brasil, pelo conselho da classe, há 25 anos, o que representou um marco histórico para a profissão.

Dentre as várias funções que o profissional graduado em Administração pode desempenhar, a auditoria não está entre as mais destacadas. Ela tem por função avaliar a organização e a sua produtividade para indicar as falhas e deficiências para a gestão. É uma revisão administrativa destinada à eficiência, que busca identificar áreas com necessidade de aprimoramento para garantir a eficácia e o alcance dos objetivos organizacionais. 

Como uma atividade de controle, inclui o plano da organização, documentos e procedimentos relacionados às tomadas de decisões. Algumas vezes, esse trabalho recebe outras denominações, como auditoria operacional ou de desempenho, mas independente do nome, ele terá o mesmo objetivo de gerar melhores resultados.

Auditor administrativo

Será um supervisor, que pode ser interno ou externo à corporação, e que atuará em colaboração com a administração, fornecendo informações sobre todos os problemas verificados, seja no método de trabalho, na divisão de tarefas e funções ou dos sistemas de trabalho adotados, verificando se eles são os mais adequados para o cumprimento dos objetivos pretendidos. 

Com esta função, o administrador pode trabalhar dentro das empresas, instituições, departamentos governamentais, entidades ou de forma independente, realizando investigações aprofundadas. Ele avalia a qualidade individual e coletiva das pessoas responsáveis pela gestão, e não a capacidade técnica de outros profissionais na execução de seu trabalho.

Logística

Outra possível atuação deste profissional, que também é pouco abordada, está na área de logística, na qual técnicas e conhecimentos administrativos são utilizados para gerenciar atividades ligadas à aquisição, ao transporte e ao armazenamento de materiais. Nesse campo, o seu trabalho está ligado à organização e manuseio de produtos. 

São atividades que precisam de boa gestão para que sejam eficazes, econômicas e rápidas. Este setor requer do administrador um bom planejamento, avaliação cuidadosa e execução eficiente dos processos para evitar ou diminuir as perdas e os prejuízos decorrentes. A logística cuida ainda dos desdobramentos que ocorrem fora dos muros da empresa. Ninguém melhor que o administrador para assumir tal responsabilidade. 

Além destas duas opções em destaque, várias outras funções podem ser exercidas por um profissional formado em Administração de Empresas. Este é um curso versátil, que possibilita a escolha por funções de maior afinidade de cada um, e esta característica o coloca entre os cursos mais procurados pelos jovens estudantes brasileiros.

Asscom | Grupo Tiradentes

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