Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Formar profissionais para atuar no Ensino Superior com competência crítica e teórico-prática. Objetivos Específicos • Propiciar bases teórico-metodológicas para o exercício da docência no Ensino Superior, tendo em vista sua indissociabilidade com a pesquisa e a extensão; • Aprofundar o conhecimento relativo à origem, finalidade e natureza das instituições de Ensino Superior no Brasil, e sua relação com os conhecimentos nelas produzidos; • Contribuir para a formação crítica e meticulosa do pós-graduando em relação à prática do ensino nas IES e às questões contextuais e acadêmicas que hoje se colocam como desafios para o magistério superior.
Professores, administradores, pedagogos, e, outros profissionais ligados à área de educação, interessados em ministrar aulas no ensino superior.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Fundamentos da Educação 40 A educação e seus conceitos. Fundamentos filosóficos, psicológicos, culturais e sociológicos da educação humana. Principais teorias pedagógicas contemporâneas.
História da Educação e da Pedagogia 20 História da Educação Brasileira. História, Educação e História da Educação. A História da Educação como disciplina e campo de pesquisa. Escola Jesuítica. Reforma Pombalina. Educação no Império e na República. Educação Contemporânea. Leis de Diretrizes e Bases. História da Educação e da Pedagogia.
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem.
Legislação da Educação Brasileira 20 Política educacional brasileira; Antecedentes históricos da nova LDB; Legislação educacional brasileira.
Avaliação Educacional 40 Concepções e correntes da avaliação educacional no Brasil. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Técnicas de avaliação. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação educacional no ensino superior. As relações técnico-político-pedagógicas da prática avaliativa. Planejamento, execução e avaliação no meio acadêmico. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Tecnologia Educacional 40 O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias.
Prática de Ensino 20 Organização e Planejamento da Prática Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem.
Fundamentos da Educação à Distância 20 Fundamentos e histórico da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. A Didática da Tutoria em EAD. EAD – Ferramentas e recursos instrucionais.
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Pedagogia de Projetos Educacionais 20 Elementos conceituais, pressupostos e princípios da Pedagogia de Projetos. Os componentes envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos. Elaboração de projetos de intervenção pedagógica no contexto educacional.
Pedagogia Waldorf 20 Conceito de Antroposofia. Concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as características e faixa etária. O ensino teórico acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos...
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
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