Objetivo Geral
• Formar profissionais para atuar no Ensino Superior com competência crítica e teórico-prática.
Objetivos Específicos
• Propiciar bases teórico-metodológicas para o exercício da docência no Ensino Superior, tendo em vista sua indissociabilidade com a pesquisa e a extensão;
• Aprofundar o conhecimento relativo à origem, finalidade e natureza das instituições de Ensino Superior no Brasil, e sua relação com os conhecimentos nelas produzidos;
• Contribuir para a formação crítica e meticulosa do pós-graduando em relação à prática do ensino nas IES e às questões contextuais e acadêmicas que hoje se colocam como desafios para o magistério superior.
Professores, administradores, pedagogos, e, outros profissionais ligados à área de educação, interessados em ministrar aulas no ensino superior.
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA
(horas) |
EMENTA |
Metodologia do Trabalho Científico |
20 |
Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. |
Fundamentos da Educação |
40 |
A educação e seus conceitos. Fundamentos filosóficos, psicológicos, culturais e sociológicos da educação humana. Principais teorias pedagógicas contemporâneas. |
História da Educação e da Pedagogia |
20 |
História da Educação Brasileira. História, Educação e História da Educação. A História da Educação como disciplina e campo de pesquisa. Escola Jesuítica. Reforma Pombalina. Educação no Império e na República. Educação Contemporânea. Leis de Diretrizes e Bases. História da Educação e da Pedagogia. |
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem |
40 |
A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. |
Legislação da Educação Brasileira |
20 |
Política educacional brasileira; Antecedentes históricos da nova LDB; Legislação educacional brasileira. |
Avaliação Educacional |
40 |
Concepções e correntes da avaliação educacional no Brasil. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Técnicas de avaliação. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação educacional no ensino superior. As relações técnico-político-pedagógicas da prática avaliativa. Planejamento, execução e avaliação no meio acadêmico. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. |
Tecnologia Educacional |
40 |
O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias. |
Prática de Ensino |
20 |
Organização e Planejamento da Prática Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem. |
Fundamentos da Educação à Distância |
20 |
Fundamentos e histórico da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. A Didática da Tutoria em EAD. EAD – Ferramentas e recursos instrucionais. |
Didática e Metodologia do Ensino Superior |
20 |
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM). |
Pedagogia de Projetos Educacionais |
20 |
Elementos conceituais, pressupostos e princípios da Pedagogia de Projetos. Os componentes envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos. Elaboração de projetos de intervenção pedagógica no contexto educacional. |
Pedagogia Waldorf |
20 |
Conceito de Antroposofia. Concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as características e faixa etária. O ensino teórico acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos... |
Seminário de Pesquisa |
40 |
Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico. |
Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total |
360 |
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