Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Capacitar profissionais para o gerenciamento de projetos no âmbito da administração pública e/ou do setor privado. Objetivos Específicos • Capacitar profissionais a conceber, iniciar, planejar, controlar, executar, avaliar e encerrar projetos em diversas áreas de gestão; • Apresentar de forma prática e simples o Project Management Body of Knowledge (PMBoK), referencial de gestão de projetos do Project Management Institute (PMI); • Demonstrar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento eficaz de projetos, levando em consideração a governança coorporativa e o setor público.
Profissionais de instituições públicas e privadas, bem como os demais atores envolvidos na Governança Corporativa e Projetos nas diversas áreas como: Administrador, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Arquitetura e Urbanismo, entre outras que buscam novos conhecimentos técnicos independente de sua experiência. Ideal para os que querem redirecionar sua atuação profissional como gestores ou executores de projetos.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Jogos de Empresas 20 Origem do jogo; evolução histórica dos jogos; O Jogo como disseminador cultural; aplicações; tipos de jogos. Vantagens; estruturando e aplicando os jogos em sala de aula; modelos e técnicas de ensino para auxiliar processo de tomada de decisões e potencialização da aprendizagem.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 20 A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva 20 Conceito de inteligência competitiva e de variáveis envolvidas com a inteligência competitiva: dado-informação-inteligência-conhecimento. O processo de IC: gestão; estratégia de atuação da organização; necessidades de informação da organização; planejamento das necessidades de informação; coleta de informação; análise das informações. Gestão da informação e do conhecimento; integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 20 História da questão ambiental: sociedade e natureza. Educação ambiental e marcos legal. Desenvolvimento sustentável. Questões do desenvolvimento sustentável: desafios, empresas e desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa. Impactos ambientais em escala global: chuva ácida, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, crise da água, poluentes orgânicos persistentes. Meio ambiente e comércio exterior: comércio exterior, organização mundial do comércio, instrumentos de barreira comercial, normas internacionais de gestão ambiental.  
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard 20  Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Contabilidade Pública e Controladoria 20 Organização das entidades públicas. O patrimônio público. A gestão das entidades públicas. O inventário das entidades públicas. Controle das operações. Receita e despesa pública. Sistema da escrituração. Patrimônio sob o aspecto qualitativo e quantitativo. O plano de contas do setor público. Os balanços. A prestação e julgamento das contas governamentais. Controladoria: Lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Lei de responsabilidade fiscal. Objetivo. Gestão pública. Aspectos orçamentários. Aspectos financeiros. Execução orçamentária e cumprimento das metas. Transparência. Punições fiscais e penalidades pelo descumprimento da lei. A lei de responsabilidade fiscal e a instituição, previsão e arrecadação da receita Municipal. A sociedade como fiscal da gestão pública.
Análise e Demonstrações Financeiras para Balanços Públicos 20 A estrutura dos balanços públicos. Composição e conteúdo dos balanços públicos. Objetivos e usuários da análise das demonstrações contábeis. Análise e interpretação dos Balanços Públicos. Auditoria Governamental: definições, finalidades, diretrizes e objetivos operacionais. Tipos, formas e abrangência de auditoria aplicada na área pública. Sistema de controle na administração pública: Controle interno e externo. Procedimentos de implantação e avaliação do sistema de controle interno na administração pública. Processo de auditoria da avaliação da gestão: etapas do planejamento, execução e comunicação de resultados. Objetivo geral: Analisar todos os assuntos acerca da auditoria governamental.
Licitação, Contratos e Convênios Administrativos 20 Noções gerais. Princípios. Fases do processo licitatório. Comissão de licitação.  Concorrência. Tomada de preços. Leilão. Pregão. Registro cadastral. Registro de preços. Micro empresas e Empresas de pequeno porte. Contratação direta. Controle da licitação. Recursos administrativos. Contrato administrativo. Diferença entre contrato administrativo e o contrato de direito privado. Procedimento Legal. Contrato de adesão. Natureza intuito personae. Presença de cláusulas exorbitantes. Exigência de garantia. Alteração e rescisão unilateral. Fiscalização. Restrições ao uso da EXEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS. Mutabilidade. Duração e execução dos contratos. Teoria da imprevisão. Rescisão do contrato administrativo e suas modalidades. Aplicação de penalidades. Contratos versus Convênios. Concessão e Permissão de serviço público.
Lei da Responsabilidade Fiscal e da Transparência Pública 20 Lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Lei de responsabilidade fiscal. Aspectos Orçamentários. Aspectos financeiros. Execução Orçamentária e Cumprimento das Metas. Transparência. Punições fiscais e Penalidades pelo descumprimento da lei. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a instituição, previsão e arrecadação da receita Municipal. A sociedade como fiscal da Gestão Pública. Atividade Financeira do Estado. Receita Pública. Despesa Pública.
Oficina de Planejamento e Orçamento público 20 Seminários com temáticas atuais destinados a apresentar aos alunos as discussões emergentes em Gestão Pública.  Orçamento participativo e planejamento estratégico. Elaboração do plano de governo (governança e governabilidade). Elaboração do PPA. Instrumentos de gestão: LDO e LOA.
Prestação de Contas 20 O dever de prestar contas: Teoria da obrigação de prestar contas. O princípio da prestação de contas na Constituição de 1988. Omissão no dever de prestar contas. Consolidação das contas públicas. As três dimensões do processo de contas públicas. Os regimes jurídicos de contas públicas. A atividade jurisdicional dos Tribunais de Contas. Quem julga as contas prestadas pelos administradores dos Tribunais de Contas. Tribunal de Contas: Composição, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, processos no Tribunal de Contas, eficácia das decisões do Tribunal de Contas.
Gestão Estratégica de Projetos 20 Conceitos básicos. Gestão estratégica de projetos. Ciclo de Vida de um projeto Papel estratégico dos projetos. Planejamento Estratégico e BSC. Alinhamento Estratégico dos projetos.
Planejamento de Projetos I (Integração e Escopo) 20 Conceitos Básicos de Gerenciamento e Escopo de Projetos. Processos de Gerenciamento de Escopo de Projetos. Artefatos de Gerenciamento de Escopo de Projetos. A gerência do Escopo e o Plano de Projeto.
Planejamento de Projetos II (Tempo e Custo) 20 Estimativa de custos dos projetos. Alocação de recursos. Definição dos custos associados. Planejamento de custos: estimativas, orçamentação, controle dos custos, ações mitigadoras, orçamento aprovado, finalização do projeto. Definição de Atividades. Interdependência de atividades. Estimativa de recursos físicos. Estimativa de duração de atividades. Desenvolvimento do Cronograma. Milestones. Controle de cronograma. Earned Value Management no controle do cronograma. Tempo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.
Planejamento de Projetos III (Riscos, Comunicações e Aquisições) 20 Realizar o planejamento dos riscos de um projeto. Realizar a avaliação dos riscos e mensurar o nível associado ao mesmo e seus impactos e probabilidades de ocorrerem. Criação do plano de resposta aos riscos.  Realizar o planejamento das comunicações de um projeto. Distribuição de informações. Gerenciamento de stakeholders. Realizar o planejamento das aquisições de um projeto. Cotações, concorrências, ofertas ou propostas. Escolha de fornecedores. Gerenciamento de contratos. Processo para realizar a compra de produtos e/ou serviços.
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 360