Carga horária | 360 horas |
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Periodicidade | Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês |
Horário | Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h |
Local | FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838) |
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
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DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (horas) |
EMENTA |
Metodologia do Trabalho Científico |
20 |
Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. |
Didática e Metodologia do Ensino Superior |
20 |
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM). |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
40 |
Atendimento Educacional especializado (AEE); formação de profissionais no AEE; estratégias de atendimento; inclusão de alunos com deficiência na escola comum; sala de recursos multifuncionais. |
AEE na Deficiência Sensorial I (Pessoa com Surdez) |
40 |
Educação escolar inclusiva para pessoas com surdez; O atendimento educacional especializado para os alunos com surdez: uma proposta inclusiva - momento didático-pedagógico voltado para o ensino da língua portuguesa /da libras/ em libras; o papel do intérprete educacional. |
AEE na Deficiência Sensorial lI (Deficiência Visual) |
40 |
Fundamentos Histórico e Teórico do Atendimento Educacional para DV, Causas da Cegueira, Sistema Braille, Sorobã, orientação e mobilidade, Recursos pedagógicos e tecnologia assistiva para o deficiente visual. |
AEE na Deficiência Física (DF) |
20 |
As causas deficiência física, a contribuição das tecnologias assistivas no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais. |
AEE na Deficiência Múltipla e na Surdocegueira |
20 |
Surdocegueira; formação de profissionais no atendimento educacional especializado; estratégias de comunicação. Oficinas pedagógicas. |
AEE e Altas Habilidades |
20 |
Capacidade e Talento – História; Definições; Principais Teorias; Mitos e Preconceitos; A Invisibilidade do Aluno Talentoso, Processos de Identificação – Características comportamentais e suas implicações na aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado e o aluno com Altas Habilidades. |
AEE na Tecnologia Assistiva |
40 |
Acessibilidade e ajudas técnicas em educação. Tecnologia Assistiva. Adequação ambiental para pessoas com deficiência. |
AEE na Deficiência Intelectual (DI) |
40 |
Introdução. História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. A Terminalidade Específica e a Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. |
Transtorno do Espectro Autista- TEA |
20 |
Introdução ao conceito de TEA. As Classificações oficiais: DSM-V, CID-10. Os diferentes enfoques teóricos. A Legislação Vigente. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação com a finalidade de aumentar a qualidade aos alunos com TEA. Programas de Intervenção e discussão sobre o processo de Inclusão. Adequações curriculares no enfoque do Plano de atendimento Individualizado – PAI, mediante a análise do Estudo de Caso. |
Seminário de Pesquisa |
40 |
Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico. |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
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O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total |
360 |
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Coordenação |
Cassio Roberto C. de Menezes E-mail: cassio@fslf.com.br Telefone: (79) 99935-5247 Graduado em Administração. Especialista em Docência e Tutoria do Ensino à Distância. Mestre em Administração. Doutorando em Propriedade Intelectual. Coordenador Acadêmico da Faculdade São Luís de França. http://lattes.cnpq.br/8605783635161814 |